Tenho o costume de sempre usar um monitor extra no trabalho para estender meu desktop porque, para o que eu faço, somente o monitor do notebook não é suficiente para trabalhar em paz... :)
Sou um grande fã do Fedora, no Fedora 17 sempre foi tranquilo, pois o GNOME reconhecia e usava a resolução máxima, mas infelizmente isso não funcionou no Fedora 18.
Para isso fiz um script que pega a resolução atual do monitor e seta a máxima suportada por ele (isso não é automático, você deve verificar a resolução máxima do seu monitor) e a altera.
[2] Comentário enviado por macanud0 em 17/07/2013 - 14:07h
Olá Fillipe.
Você também pode adicionar um arquivo no /etc/X11/xorg/conf.d com as configurações dos monitores. Assim, quando o X abrir, já vai estar configurado com as resoluções corretas.
Abaixo segue a minha configuração para 2 monitores de 1440x900 sendo que o segundo monitor está em modo retrato ao lado direito do primeiro.
[4] Comentário enviado por gpxlnx em 17/07/2013 - 15:44h
Otimo script parabens. Me diz uma coisa, como eu posso alterar o monitor padrao via xrandr alguem sabe? toda hr que abro um aplicativo abre no monitor secundario. Se alguem puder ajudar obg.
[5] Comentário enviado por spolti em 17/07/2013 - 16:23h
boa pergunta cara, não sei.. T_T
No man do xrandr
tem isso
:
--setprovideroutputsource provider source
Set source as the source of display output images for provider. This is only possible if source and provider have the Source Output and Sink Output capabilities, respec‐
tively.