Corrida de cavalos

Publicado por Francisco Dourado (última atualização em 20/02/2010)

[ Hits: 6.315 ]

Homepage: http://agaqueretro.blogspot.com.br/

Download corridacavalo.pas




Este é um programinha que aprendi em 1996 (na UESPI) e faz mais de uma semana estava tentando refazer do zero, pois não tinha o código fonte, e faz um tempão que não usava o Pascal.

É pra você se divertir com os "cavalinhos" correndo aleatoriamente.

Abraços.

  



Esconder código-fonte

program corrida;

uses
  crt;


var
  c1, c2, c3, c4, i, j, k : integer;
  campeao : boolean;

begin
  clrscr;  {para windows, onde tou compilando o programa,
            para linux, use o comando 'clear'}
  randomize;
  writeln;
  textcolor (yellow);
  writeln ('------- Corrida de Cavalos ------');
  textcolor (white);

  {criação das raias, depois pode ser implementado pra um procedimento}
  for i := 1 to 80 do {numero de colunas duma tela simples}
    begin
      k := 3;
      for j := 1 to 5 do {raias}
        begin
          k := k + 2; {k assume valor 5 para não apagar título do programa na tela}
          gotoxy (i, k);
          write ('=');
        end;
      k := 4;
      for j := 1 to 4 do {grama}
        begin
          k := k + 2; {k assume valor 6 para não apagar título do programa na tela}
          gotoxy (i, k);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
        end;
    end;


  {criação dos cavalos, depois pode ser implementado pra um procedimento}
  c1 := 1;
  c2 := 1;
  c3 := 1;
  c4 := 1;
  campeao := false;

  repeat
    begin

      c1 := c1 + random (2);
      if not campeao then
        begin
          gotoxy (c1, 6);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
          write ('1');
          delay (40);
          if c1 = 79 then
            begin
              campeao := true;
              gotoxy (1, 16);
              write ('O cavalo 1 venceu');
            end;
        end;

      c2 := c2 + random (2);
      if not campeao then
        begin
          gotoxy (c2, 8);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
          write ('2');
          delay (40);
          if c2 = 79 then
            begin
              campeao := true;
              gotoxy (1, 16);
              write ('O cavalo 2 venceu');
            end;
        end;

      c3 := c3 + random (2);
      if not campeao then
        begin
          gotoxy (c3, 10);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
          write ('3');
          delay (40);
          if c3 = 79 then
            begin
              campeao := true;
              gotoxy (1, 16);
              write ('O cavalo 3 venceu');
            end;
        end;

      c4 := c4 + random (2);
      if not campeao then
        begin
          gotoxy (c4, 12);
          textcolor (green);
          write ('#');
          textcolor (white);
          write ('4');
          delay (40);
          if c4 = 79 then
            begin
              campeao := true;
              gotoxy (1, 16);
              write ('O cavalo 4 venceu');
            end;
        end;

    end;
  until campeao;


  readkey;
end.

Scripts recomendados

Joguinho

Transforme em Binários

Animação com figuras

Crivo de Eratóstenes Simples em Pascal

Operações simples e avançadas com matrizes


  

Comentários
[1] Comentário enviado por doradu em 22/02/2010 - 14:41h

usei o Dev-Pascal 1.9.2

na época q aprendi Pascal, usava o Turbo Pascal, no MS-DOS

monitor de fósforo laranja


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts