Número de grãos de trigo
Publicado por Celso Sousa (última atualização em 28/09/2016)
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Escrever um programa que calcule e apresente o somatório do número de grãos de trigo que se pode obter num tabuleiro de xadrez, obedecendo a seguinte regra:
Colocar um grão de trigo no primeiro quadro e nos quadros seguintes o dobro do quadro anterior. Ou seja, no primeiro quadro coloca-se um grão, no segundo quadro colocam-se dois grãos (neste momento têm-se três grãos), no terceiro quadro colocam-se quatro grãos (tendo neste momento sete grãos), no quarto quadro colocam-se oito grãos (tendo-se então 15 grãos) até atingir o sexagésimo quarto quadro.
Este exercício foi baseado numa situação exposta no capitulo 16 do livro ~O Homem que Calculava~ de Malba Tahan, da Editora Record.
Em matemática clássica, se chama "Progressão Geométrica".
#include <stdio.h> int main() { float n=0; int v=0; for(n=1;n>=0 && v!=64;n=n+n){ v++; printf("%i° Quad. tem %.0f grãos\n",v,n ); } return 0; }
METODO DA FALSE POSIÇÃO E BISSEÇÃO em "C"
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