Splash Screen!!!
Publicado por Rogério M. de Queiroz 02/03/2007
[ Hits: 9.511 ]
Homepage: www.dataview.com.br / www.agilecti.com.br
Para quem gosta de apresentações rápidas (Splash Screen) no carregamento de suas aplicações java, esse exemplo é uma boa.
/*======Classe SplashScreen========*/ import java.awt.BorderLayout; import java.awt.Color; import java.awt.Toolkit; import java.lang.reflect.InvocationTargetException; import javax.swing.JDialog; import javax.swing.JLabel; import javax.swing.SwingConstants; import javax.swing.SwingUtilities; import java.awt.Graphics; import java.awt.Font; public class SplashScreen extends JDialog { public SplashScreen() { super(); setTitle("Spash!!!"); setResizable(false); setUndecorated(true); JLabel label = new JLabel( TesteSplash.getIcon(false)); getContentPane().add(label, BorderLayout.CENTER); /* usando o método Paint ao invez do Código abaixo label = new JLabel("<html>TesteSplash "+"<br>Iniciando...<p><br></html>"); label.setHorizontalAlignment(SwingConstants.CENTER); getContentPane().add(label, BorderLayout.SOUTH); getContentPane().setBackground(Color.LIGHT_GRAY); */ setSize(TesteSplash.getIcon(false).getIconWidth(), TesteSplash.getIcon(false).getIconHeight()); int x = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize().width; x = x/2 - getWidth()/2; int y = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize().height; y = y/2 - getHeight()/2; setLocation(x, y); setVisible(true); } public void paint(Graphics g) { int imageX = TesteSplash.getIcon(false).getIconWidth(); int imageY = TesteSplash.getIcon(false).getIconHeight(); // Apenas desenha a nossa mensagem em cima da imagem g.drawImage(TesteSplash.getIcon(false).getImage(), 0, 0, getBackground(), this); g.setFont(new Font("Arial", Font.ITALIC, 26)); g.drawString("Screen Size: " + imageX +" / " + imageY, (int)(imageX / 6 ), imageY - 30); } public void close() throws InterruptedException, InvocationTargetException { Runnable closerRunner = new Runnable() { public void run() { setVisible(false); dispose(); } }; SwingUtilities.invokeAndWait(closerRunner); } } /*=============Fim da Classe=========*/ */=============Classe Para testar o SpashScreen=========*/ import java.io.File; import java.net.URL; import java.awt.Graphics; import javax.swing.ImageIcon; import javax.swing.UIManager; public class TesteSplash { public static ImageIcon getIcon(boolean small) { URL url; if (small) { url = TesteSplash.class.getResource("/image.png"); } else url = TesteSplash.class.getResource("/image.jpg"); if (url == null) { return null; } else return new ImageIcon(url); } public static void main(String[] args) { SplashScreen splashScreen = new SplashScreen(); /* Todo o código a ser carregado no main deve ficar entre o inicio do splash e o splashScreen.close(); */ javax.swing.JOptionPane.showMessageDialog(null, "Splash Iniciado!!!"); try { splashScreen.close(); } catch (Exception e) { e.printStackTrace(); } } // Viva o Linux!
Exemplo de sobrecarga de métodos
Algoritmo para Gerar um Sudoku NxN válido
Script para cálculo de distâncias na superfície terrestre utilizando coordenadas geográficas
Crivo de Eratóstenes Simples em Java
Como compartilhar a tela do Ubuntu com uma Smart TV (LG, Samsung, etc.)
Descritores de Arquivos e Swappiness
tux-gpt - Assistente de IA para o Terminal
Instalação e configuração do Chrony
Programa IRPF - Guia de Instalação e Resolução de alguns Problemas
Como instalar no Linux Jogos da Steam só para Windows
Instalando o Team Viewer no Debian Trixie - problema no Policykit
O Que Fazer Após Instalar Ubuntu 25.04
O que você está ouvindo agora? [2] (175)
Copiar Layout do Teclado para aplicar em outra Distribuição (10)
Autenticação necessária. um aplicativo quer acesso ao chaveiro (2)