Um classe que facilita a leitura de dados do teclahdo

Publicado por Dennis pelluzi 14/02/2006

[ Hits: 6.747 ]

Download Input.java




Quem programa em outras linguagens, como C/C++, e está apredendo Java, depara-se com a seguinte situação: como atribuir valores para uma variável usando o teclado?
Em C, temos por exemplo o scanf() e em C++, o operador <<.
Em Java, também é possível adicionar um valor a uma variável usando o teclado, mas isso exige alguns procedimentos.
Eu criei uma classe Input que simplifique essa função. Ela ainda está incompleta (contribuições são bem-vindas), mas é uma mão na roda.

  



Esconder código-fonte

/**
 * Esta classe tem o propósito de facilitar a entrada de dados atraves do teclado.
 * É útil em programas que usam apenas o console.
 * Ainda está incompleta, pois falta tratar as exceções, mas funciona.
 *
 * @author: Dennis Guimaraes Pelluzi
 * @email: dennix@ibest.com.br
 * @version: 0.1, 14/02/2006
 */

import java.io.*;

public class Input
{

   public static String getString() throws IOException
   {
      BufferedReader teclado = new BufferedReader(new
      InputStreamReader(System.in));
      String texto = new String();
      texto = teclado.readLine();
      
      return texto;
         
   }


   public static int getInt() throws IOException
   {
      BufferedReader teclado = new BufferedReader(new
      InputStreamReader(System.in));
      String texto = new String();
      texto = teclado.readLine();
      
      Integer inteiro = new Integer(texto);

      return inteiro.parseInt(texto);
   }

   public static long getLong() throws IOException
   {
      BufferedReader teclado = new BufferedReader(new
      InputStreamReader(System.in));
      String texto = new String();
      texto = teclado.readLine();
      
      Long longo = new Long(texto);

      return longo.parseLong(texto);
   }


   public static float getFloat() throws IOException
   {
      BufferedReader teclado = new BufferedReader(new
      InputStreamReader(System.in));
      String texto = new String();
      texto = teclado.readLine();
      
      Float num = new Float(texto);

      return num.parseFloat(texto);
   }

   public static double getDouble() throws IOException
   {
      BufferedReader teclado = new BufferedReader(new
      InputStreamReader(System.in));
      String texto = new String();
      texto = teclado.readLine();
      
      Double num = new Double(texto);

      return num.parseDouble(texto);
   }

   //Exemplo de utilização
   public static void main(String[] args) throws IOException
   {
      String name;
      int   idade;
      float   altura;

      System.out.println("Entre com o nome, idade e altura (m): ");

      name = Input.getString();
      idade = Input.getInt();
      altura = Input.getFloat();

      System.out.println(name);
      System.out.println(idade);
      System.out.println(altura);

   }
}

Scripts recomendados

RatingSistemaElo.java

Cadastramento de Produtos com .JOptionPane

Determinante de uma matriz de ordem 3.

Leitor de Comandos

Gerador de números aleatórios em Java


  

Comentários
[1] Comentário enviado por superbig em 12/07/2006 - 13:17h

Pessoal, gostaria de atualizar esse tópico para aqueles que programam usando o JSDK5. Pois essa versão do JSDK fornece a classe Scanner do pacote java.util. Essa classe implementa as operações de entrada de dados pelo teclado no console. Maiores informações neste endereço http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts