Tukiss
(usa Debian)
Enviado em 05/01/2017 - 15:05h
bblustosa escreveu:
tenho o Inspiron 5548 com o mesmo problema. Coloquei o ubuntu 16 e não sei como faze-la funcionar...ajuda ai galera
Infelizmente não há como parceiro. A Canonical e a SUSE já emitiram notas esculachando a AMD. Ou você usa o "opensource" ou necessita usar o Kernel (Xorg) mais antigo para que faça o mesmo funcionar. E o que foi lançado recentemente está dando problemas.
"Diga: adeus fglrx!, repita depois de mim, adeus fglrx", afirma Bruno Friedmann.
No caso do AMDGPU-PRO, Bruno Friedmann afirma que não possui um modelo de placa de vídeo da AMD mais recente para realizar testes, já que o driver só possui suporte oficial para novas GPUs da empresa. Além disso, segundo o desenvolvedor, a AMD está mais interessada em dar suporte adequado apenas ao Ubuntu, bem como oferecer pacotes no formato .deb.
"Eu certamente não ajudarei porcaria proprietária, se eu não tiver uma base sólida para trabalhar com e um pouco de ajuda da AMD. Desejo boa sorte para aqueles que querem experimentar os drivers [fglrx e AMDGPU-PRO no Leap 42.2]", diz Bruno Friedmann.
openSUSE 42.2
"O driver fglrx agora está obsoleto no [Ubuntu] 16.04 e nós recomendamos a suas alternativas de código aberto (radeon e amdgpu). A AMD colocou muitos de seus esforços nos drivers e nós disponibilizamos um backported do código do Linux Kernel 4.5 para fornecer uma melhor experiência", diz os desenvolvedores do Ubuntu.
"Ao atualizar para o Ubuntu 16.04 a partir de uma versão anterior, o driver fglrx e o xorg.conf serão removidos, de modo que o sistema estará configurado para usar o driver amdgpu ou o driver radeon (dependendo do hardware disponível).
Ubuntu 16.04
Ao tentar instalar o drive que lançaram recentemente, acontece isso:
https://www.youtube.com/watch?v=S8Ma2DFfeEQ
"O Debian está na raíz deste grande ecossistema de distribuições de Software Livre existentes: mesmo se você não está usando o Debian diretamente, e mesmo se seu fornecedor não te disse, existe uma chance de você estar neste exato momento se beneficiando do trabalho da comunidade Debian."