FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 13/07/2017 - 11:57h
Eu tenho um notebook com placa Intel bem antigo (852/855 GM), e com ele qualquer coisa que demande da placa gráfica, como vídeos, jogos ou rolar páginas (sim, rolar páginas), já faz com que a CPU chegue a 100%. Com o mouse eu consigo fazer aumentar em 6%, mas a 100% nunca. Esta máquina produz ruídos a cada mudança que acontece na tela (já desmontei tudo, o ruído vem do processador). Eu limitei o clock da CPU dessa máquina de 1,7 GHz para 1,4 GHz por segurança (a 1,7 GHz dá pra fazer água entrar em ebulição), e este computador está funcionando desde 2010, quase o tempo inteiro a 100% de CPU.
Há uma coisa com a qual deve-se tomar muito cuidado com processadores Intel, especialmente de desktop: temperatura. A temperatura a qual o processador chega em jogos, sem uma placa de vídeo dedicada, é mais alta que aquela que se o computador tivesse uma. Em todos os casos de desktops Intel que eu vi, a temperatura que o processador alcança sem placa dedicada em jogos é maior que o máximo suportado, especificado na página da Intel.
Eu tenho um desktop com um Intel Core i3-540 e, com uma placa de vídeo dedicada (uma AMD Radeon HD 5450, bem fraca), é muito difícil fazer a temperatura passar de 70°C. Agora, sem a placa de vídeo, passa-se facilmente de 80°C, sendo que o limite na página de especificação é de 72,4°C! Ou seja, se eu ficasse usando-o pra jogos, logo o processador sofreria danos.
Música + Twitter faz praticamente nada pra temperatura. Você teria de ver qual é a maior carga que esse computador sofre (ex.: qual é o jogo mais pesado) e então avaliar a temperatura. Se o mouse fez a CPU chegar a 100% e o problema for com a placa gráfica, imagine o que o CS fará. Teria de jogar CS cuidando da temperatura. Caso a temperatura fique muito alta, será necessário adquirir uma placa de vídeo dedicada ou um water cooler.
Se o processador já está danificado (o que parece, se for ele a causa) e ele tem garantia, talvez você pudesse requisitar a substituição do processador.