
jprrezende
(usa Debian)
Enviado em 14/10/2016 - 11:00h
Pessoal, estou com a seguinte situação:
Um cliente possuia um link de internet de 10Mbps.
Na estrutura desse cliente existe um software ERP. Criei uma VPN para que esse cliente acesse o sistema remotamente assim como outros recursos da rede. Entretanto o cliente adquiriu um outro link de internet de 10Mbps. Ambos canais são IP dinâmico.
Configurei os dois links no servidor onde tenho agora as interfaces ppp1 ligada à eth1 e ppp2 ligada à eth2.
A interface eth0 está conectada à rede interna. O cliente quer que a conexao via VPN para acesso ao ERP seja através do link 1 e que o uso dos funcionarios na rede interna seja feita pelo link 2.
Já configurei o pppd para conectar os dois links ADSL e estão funcionando.
Criei roteamento dinâmico com marcação de pacotes para separar os tráfegos (acho que está funcionando, ainda não testei se o tráfego está saindo pelas interfaces certas, mas isso é outra história).
O problema é que uso o noip para que externamente ele consiga conectar a VPN e o noip está utilizando os IPs dos ppp1 e ppp2 de forma aleatória. Quando configuro (noip2 -C) ele solicita qual interface ele deve usar. Eu determino o ppp1 mas quando reinicio o servidor ele publica o IP do ppp2. Já iniciei manualmente o noip2 utilizando -i e setando i IP do ppp1, mas tenho um problema que o servidor é a CTBC/Algar e quase todos os dias ela renova os IPs (desconecta os clientes). Alguém sabe como resolver isso?