xerxeslins
(usa openSUSE)
Enviado em 06/07/2022 - 08:51h
hikikomaker escreveu:
1 - Dá para pessoas e empresas controlarem cada tarefa, como se faz no linux?
2 - Governos, policiais, militares, etc, conseguem controlar o windows completamente, como se fosse o linux? Por que estes usam windows então?
3 - E quanto a redes?
O código é fechado totalmente, pois o Windows da Microsoft não nos garante as quatro liberdades que existem no software livre.
No "Janelas" só temos acesso ao programa binário, mas não temos o código-fonte (que seria a transcrição, em linguagem de programação, do funcionamento do sistema e dos programas).
Com isso não podemos estudar, nem modificador o código. O conhecimento não nos pertence. Temos que confiar cegamente na empresa em questões como segurança e privacidade.
Ainda, no sistema proprietário, pagamos por uma licença de uso. Quer dizer que não somos donos do produto, e ficamos "reféns" do verdadeiro dono do sistema. Se uma empresa usa Windows sem ter pago pela licença, pode ter que enfrentar consequências legais.
Governos, universidades, militares e etc utilizam Windows, mas também sistemas livres. No entanto, eu imagino que o ideal seria que usassem apenas sistemas livres.
Há vários motivos para que Windows ou MacOS sejam usados:
Há programas que funcionam apenas no Windows, e profissionais que não sabem trabalhar com alternativas livres.
Há também a questão cultural, de marketing e parcerias. Por exemplo: uma universidade pode ter parceria com a Microsoft para que se utilize das ferramentas e do sistema da Microsoft e, em troca, a Microsoft disponibiliza armazenamento em nuvem para a instituição. Isso torna a instituição mais dependente da Microsoft.
Usuários (profissionais ou não), em geral, não querem saber se o software é livre ou proprietário. Querem apenas sentar e fazer o seu trabalho. Desenvolvedores podem usar Windows e ainda programar para sistema Linux, pois o Windows possui a ferramenta "WIndows Linux Subsystem" que permite instalar distribuições Linux dentro do WIndows, sem máquina virtual.
O mercado dos jogos eletrônicos é imenso e nenhum sistema consegue concorrer com o Windows quando o assunto é jogos de computador. Além disso, o suporte a drivers para Windows é melhor em comparação aos sistemas Linux. Outro fator a considerar é o Microsoft Office que é amplamente usado. Mesmo que você se recuse a usar, instituições vão exigir que você envie arquivos no formato DOC ou DOCX (e nem sempre a compatibilidade com o LibreOffice é total). Pessoas e instituições praticamente ignoram a existência de alternativas livres.
No caso de redes, a Microsoft possui o "Active Directory" (protocolo LDAP), sendo uma ferramenta de gerenciamento sem igual.
Por essas e outras razões o Windows continua sendo usado, apesar de ter o código fechado.
Mas as organizações costumam usar sistemas livres com sistemas proprietários, conforme necessidades práticas.
--
Chega uma hora na vida que você só quer bater o prego e não perder tempo estudando a ciência da construção de um martelo.