meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 13/11/2009 - 09:45h
O Ubuntu 9.10 vem com kernel (2.6.30 ou 2.6.31) bem mais recente que o kernel 2.6.26 que vem no BigLinux 4.2
A versão de kernel 2.6.26 ainda não tinha suporte nativo a diversos itens muito comuns em NoBos. Por esta razão, dependendo da configuração do seu NoBo e principalmente da idade dele, será obrigatório o uso de cheat-codes até mesmo para conseguir inicializar a partir da mídia-Live.
Você conseguiu rodar o Ubuntu 9.10 e instalar o mesmo, sem precisar usar nenhum cheat-code, exatamente por esta razão, já que o kernel mais atual pode identificar, ativar e configurar senão todos pelo menos a grande maioria dos seus itens de hardware.
Com referencia a cheat-codes, infelizmente não existe mágica ou receita de bolo, no estilo passo a passo que resolva tudo pois vai depender da configuração de cada máquina.
Posso apenas te dar algumas referencias com relação aos cheat-codes que funcionaram no caso do meu NoBo que é um Acer Aspire 5570z, que é bem complicadinho.
Em todas a distros anteriores ao kernel 2.6.27, fui obrigado a usar os seguintes cheat-codes:
irqpoll
noapic
noacpi
pci=biosirq
Este meu NoBo é bem complicadinho, porque é meio vagaba, preço baixo, além disto a Acer é reconhecida como fornecedor de bios bugadas em seus NoBos.
Acredito que no caso do seu NoBo você consegue fazer rodar o CD-Live e instalar o BigLinux 4.2, apenas usando os cheat-codes:
noapic
noacpi
Para isto, na tela de abertura do CD, aquela mesma que permite as configurações de idioma, etc, acredito que aparece na parte inferior da tela, "Opções". Ao clicar sobre ela, usando o TAB ou alguma das funções "F-x" (F-1 a F-12) ele deve abrir ou melhor saltar para a linha de comandos do kernel. Ao final da linha, deixando um espaço depois do ultimo comando, digite noapic noacpi.
Acredito que com isto seu NoBo vai rodar e conseguir instalar o BigLinux 4.2, pois foi exatamente o meu caso.
Depois de instalado o BigLinux 4.2, estes comandos já foram passados direto ao menu.lst durante a instalação no HD e portanto você não precisará digitar os cheat-codes a cada inicialização.
No artigo abaixo, apresentei alguma informação adicional referente ao uso de cheat-codes:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-Linux-em-notebooks-uso-de-cheatcodes/