Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 14/06/2011 - 11:30h
Citação: "E para constar, não entendi a liberação de uma versão cujo uso não é recomendado como "estável". Na verdade, achei uma tremenda mancada fazer isso."
Também achei isso muito estranho. No entanto, a intenção da TDF é manter a partir de agora 2 ramos de desenvolvimento:
- 3.3.x até seu quinto lançamento (3.3.5) para aqueles que necessitam de um software estável e sem grandes novos recursos. Esses lançamentos menores são essencialmente correção de bugs.
- 3.4.x até seu quinto lançamento. A versão geral 3.4.0 não é recomendada em produção devido aos novos recursos. Porém as versões menores (3.4.1, 3.4.2, etc) podem (e devem) ser usadas em ambientes de produção por serem lançamentos com novos recursos e correção dos bugs que eventualmente aparecerem.
E paralelamente vai sendo desenvolvido as próximas novas versõs 3.5.0, 3.6.0.
Para mais informações:
http://wiki.documentfoundation.org/ReleasePlan
Por essa razão é que causa "estranheza" o fato de um novo lançamento como a versão 3.4.0 não ser recomendada para uso em produção pois embora com novidades ainda não se pode concluir com grande certeza que o software responderá de forma adequada as necessidades dos usuários.
Resumindo:
- Precisa de estabilidade sem tanta novidade, fique com a versão 3.3.x
- Precisa de novidades mas ciente do risco de menos estabilidade use a versão 3.4.x
Quanto ao problemas relatados (e traduzidos) percebe-se que é mais problema de compatibilidade com o formato proprietário do que com o próprio LibreOffice.
Abraços!