Pular para o conteúdo

Servidor - dhcp + firewall + proxy

Responder tópico
  • Denunciar
  • Indicar

1. Servidor - dhcp + firewall + proxy

Enviado em 20/04/2012 - 11:01h

Pessoal, bom dia. Apesar da enxurrada de tutorias disponíveis na internet, gostaria de esclarecer algumas dúvidas.

Situação: Preciso criar um servidor linux (UBUNTU 11.10) que:

1 - Com 2 placas de rede, "receba" internet do modem por uma delas (192.168.1.50), e pela outra distribua internet para a rede.

2 - Essa placa que distribui a internet também deve distribuir ips para a rede interna. (Faixa 10.1.1.X).


3 - O firewall deve bloquear por padrão tudo, menos para determinados IPS (que eu preferia controlar por MAC)

4 - O Proxy vai ser transparente, e vai fazer cache.

Alguma dica pessoal? Podemos ir por partes, para ficar mais fácil.

O que devo configurar primeiro?

Muito obrigado!



Responder tópico

2. Re: Servidor - dhcp + firewall + proxy

Enviado em 25/06/2012 - 16:56h

olá, estou usando o BrazilFW 3.X sua iso possui cerca de 40mb, disponível para download no próprio site.

http://www.brazilfw.com.br/forum/

possui tbm um fórum em pt com tutoriais de instalação e configuração.
ele roda em linha de comando, sendo ao mesmo tempo configurável via web (WEBADMIN) que já vem instalado.

ao instalo ele automaticamente já ativa um servidor dhcp. onde vc altera seu escopo para outra range de ip.
depois basta ativar o cache (squid) e filtro web (dansguardian).

ele é bem simples de usar, estável e muito confiável.

estou tendo apenas uns problemas de bloqueio de "https://"; (facebook) kkkk
mas já estou buscando soluções para isso.

nesse filtro web, vc pode trabalhar com até 9 grupos de filtragem.

no meu caso eu configurei 3:

default (tudo liberado)
grupo2 (acesso restrito)
grupo3 (tudo negado)

no servidor dhcp vc pode amarrar o mac do cliente a um ip, então mesmo com ip dinâmico o cliente sempre recebera o mesmo ip e no filtro vc especifica qual ip fica em qual grupo.

ex:

192.168.0.11=filter2

mais informações disponíveis no fórum mesmo....

flw



3. Re: Servidor - dhcp + firewall + proxy

Enviado em 17/08/2012 - 14:10h

Boa tarde. Desculpa a demora em responder, vou estudar esse bfw que você indicou, mas no meu caso o servidor já está em uso.

Um abraço!

Responder tópico

Responder tópico

Entre na sua conta para responder.

Fazer login para responder