SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 25/04/2021 - 21:41h
DcoderLA escreveu:
Mais uma coisa cara, eu não posso deixar de fazer o calculo usando os pontos centrais pois os vértices que formariam os triângulos dependem desse parâmetro. Se eu não usar o desenho fica distorcido.
Mas isso não está correto, porque veja: se tu por exemplo, tá usando um sin/cos para posicionar os pontos. Acontece que, eles são independentes do centro.
Não sei explicar muito bem, mas eu consigo visualizar isso de boa. Imagina assim:
tu tem um gráfico cartesiano com Y indo de +1(cima) até -1(baixo) e X indo do -1 (esquerda) até +1 (direita), ou seja, a origem deste gráfico está no (0,0)
Isso é o mesmo que um círculo posicionado com centro na origem (0,0) e ele tendo raio +1 e diâmetro +2.
Acontece que, pra posicionar cada ponto na borda do círculo, tu não precisa adicionar o centro dele ao cálculo, porque qualquer que seja o centro, a figura está com origem como se fosse (0,0).
Então, tu precisa rever como está posicionando cada ponto da estrela, porque eles são independentes da origem. Por isso que, o glTranslatef é pr funcionar neste programa, porque será quase impossível posicionar de forma otimizada essas figuras na tela.
Eu sugiro que tu desenhe um cícrulo no papel e faça um gráfico cartesiano com centro no centro do circulo, ou seja, o (0,0) no meio dele.
Tu vai ver como é independente do centro que se desenha uma estrala.
Dá uma olhada nessa imagem:
https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/e/Untitled-2(75).jpg
É exatamente assim que to falando
Se quiser leia esse tutorial:
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/circunferencia-trigonometrica.htm
Pra desenhar uma estrela melhor, tu também precisará rever a forma de desenhar a estrela no drawStars.
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Capeta (demo) do meu trabalho:
https://github.com/cpusam