Rodando OpenGL sem o X.

1. Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/07/2010 - 14:26h

Olá.

Estou em estágio inicial do desenvolvimento de uma biblioteca que roda OpenGL sem a necessidade do X.

O objetivo é distribuir games/aminação_3D com o sistema operacional(um Mini Linux) no próprio CD, tipo um CD do Playstation.

Quem quiser conferir/ajudar veja:
http://www.4shared.com/account/dir/Fr2itrRu/sharing.html?sId=v45PKOlWy0mWmkgX

Arquivo: libFBGL.tgz

Por enquanto o projeto só esta no meu HD Virtual, e vou usar para OpenGL a engine IRRLICHT.

gokernel
gokernel@hotmail.com



  


2. Re: Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/07/2010 - 18:03h

Olá Sam L.

------------------------------------------------------------------------
Mas gokernel a libMesa3d já não usava o frame buffer para dispensar o X?
------------------------------------------------------------------------
Esta pergunta eu não sei te responder... mas acho que ela precisa de algum contexto no X, neste caso usa o FrameBuffer como contexto.

A criação desta biblioteca foi por causa que eu utilizo a distro(Tiny Core Linux) mas não era possível rodar OpenGL total.

Essa eu disponibilizei para download nas pressas, praticamnte fiz boa parte do trabalho de ontem(21:00 horas) para hoje.

Ainda estou estudando em utilizar o VESA.

01 - Voce sabe qual é o mais rápido, VESA ou FrameBuffer?
02 - Funfou legal na sua maquina?

Abraços.

gokernel
gokernel@hotmail.com



3. Re: Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/07/2010 - 10:47h


Obrigado Sam L. por relatar erros... vou tentar corrigir.

Veja também, usando SDL/OpenGL de um modo diferente:
http://www.unidev.com.br/phpbb3/viewtopic.php?f=12&t=51697

T++.

gokernel
gokernel@hotmail.com



4. Re: Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 31/07/2010 - 16:46h

Oi Sam L.

Veja esse teste que fiz/testei no Tiny Core Linux 3.0:
------------------------------------------------
http://www.4shared.com/account/dir/Fr2itrRu/sharing.html?rnd=47
ARQUIVO: teste_GL_SDL_X_tinycore.tgz
------------------------------------------------

Comando para iniciar(na tela de boot) o Tiny Core em 16 depth:
------------------------------------------------
tinycore xvesa=1026x768x16 vga=791
------------------------------------------------


Comando para descompactar(OBS: na raiz /):
------------------------------------------------
tar -vxzf teste_GL_SDL_X_tinycore.tgz
------------------------------------------------

Para sair do programa(gl_teste_SDL) pressione qualquer tecla.

Só estou usando o SDL para: deixar a "TELA GRANDE NO x", eventos(MOUSE, TECLAS).

Estou usando o Tiny Core Linux em X... pois a "acerelação" vem do Xvesa.
OBS: se rodar fora do X vai ter baixa performance.

ATUALIZADO... ATUALIZADO... ATUALIZADO... ATUALIZADO...

gokernel
gokernel@hotmail.com



5. Re: Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/08/2010 - 07:25h

Oi Sam L.

Quando tentei rodar este programa no Mandriva Spring deu um erro em relação a(libGL.so.1) ... entao eu troquei o arquivo (libGL.so.1 e "link" do Mandriva) por este arquivo e funcionou... DETALHE(fiz o backup deste arquivo antes).

------------------------------------------------------------
Gokernel acho que você deveria inserir um controle de FPS, sem uma "espera" o programa tem um uso exagerado do processador.
------------------------------------------------------------

Correto, mas observe que isto foi só um teste.

PERGUNTAS:
01 - Quantos frames marcou em sua máquina?
02 - Qual foi a menssagem de erro ao compilar?

Depois eu disponibilizo no meu HD VIRTUAL tudo que precisa para compilar/recompilar ... GCC / SDL_dev, etc.

TESTADO PARA O TINY CORE LINUX.

Abraços.

gokernel
gokernel@hotmail.com



6. Re: Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/08/2010 - 08:59h


No momento estou mais interessado no desenvolvimento para PS2:

VEJA:

http://www.gamedev.com.br/forum/viewtopic.php?t=1210&sid=e2c5d748e837d79b57d233f5b8641943

http://ps2dev.ofcode.com/modules/wordpress/?page_id=38

VALE DAR UMA OLHADA ... PARA QUEM TEM/USA PS2/WINDOWS.

OBS: Estou conhecendo agora.

gokernel
gokernel@hotmail.com





7. Re: Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/08/2010 - 10:43h

Obrigado Sam L. pelas infos.

01 - Você consegue acessar este site?
http://www.pspdev.org
Aqui da erro ao tentar acessar.

02 - Você tem PS2?

Se você ainda tiver o Linux para PS2 por favor disponibilize para download no seu HD VIRTUAL.

Quando chegar em casa(a noite/tarde) vou testar algo sobre o desenvolvimento para o PS2, pois no momento estou no trabalho e não posso vasculhar muito.

Abraços.

gokernel
gokernel@hotmail.com




8. Re: Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/08/2010 - 10:26h


Ja disponibilizei o gcc/desevolvimento somente para o Tiny Core Linux 3.

ARQUIVO: gcc_SDLdev_OpemnGLdev_TINYCORE.TGZ


9. Re: Rodando OpenGL sem o X.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/08/2010 - 17:52h


Valeu Sam L.

Obrigado, vou dar uma olhada depois pois agora estou sem tempo disponível.

Abraços.

gokernel
gokernel@hotmail.com







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts