Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 21/10/2013 - 12:45h
Ok, entendi... vamos lá:
32 e 64 bits representam a quantidade de dados e instruções que o processador e o sistema operacional conseguem trabalhar por vez em toda e qualquer operação realizada.
Tanto o processador quanto o sistema devem ter suporte à 32 e/ou 64 bits, senão não 'funfa'.
Tem nada a ver com a memória RAM. A memória RAM (Random Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) é a memória na qual o processador armazena os endereços (tipo um índice) de onde ele pode encontrar determinada informação em todo o computador. Via de regra, primeiro o processador consulta a memória RAM para depois acessar os dados propriamente ditos, dados estes sobre dispositivos, aplicativos, programas, etc.
A quantidade de bits que são armazenados na memória RAM depende do dispositivo, do aplicativo, do programa, etc, isso varia para cada um.
Imagine uma cozinha, o processador é o cozinheiro, a memória RAM é a mesa onde ele trabalha com os ingredientes e a geladeira é o HD.
Quanto maior a mesa, mais ingredientes o cozinheiro poderá colocar nela e assim não precisará ir na geladeira todo tempo.
Se a mesa (RAM) não tiver espaço suficiente, o cozinheiro (processador) terá que acessar a geladeira (HD) todo o tempo.
E o acesso do processador ao HD é bem mais lento do que à memória RAM.
Exemplificando sobre 32 e 64 bits
Com 16 bits (antigo), por exemplo, pode se manipular um número de valor até 65.535 (2 elevado na 16). Se uma operação tem um valor de, por exemplo, 100.000 bits, essa operação terá de ser feita em duas partes.
Operação aqui refere-se a todo e qualquer processamento efetuado no computador, ou seja, a todo e qualquer dado que trafega pelo computador.
A mesma operação de valor 100.000 bits em um sistema de 32 bits (2 elevado na 32 = 4.294.967.296) será realizada de uma vez só diminuindo o tempo e aumentando assim, o desempenho do computador.
Aplicações em 3D (jogos) e programas pesados requerem boa capacidade para cálculo e aí um processador com um sistema de 64 bits pode fazer diferença. Suponha que determinadas operações utilizem valores superiores a 4.294.967.296 bits (hoje em dia os jogos passam esse valor fácil, fácil). Um processador de 32 bits terá que realizar cada etapa em duas vezes ou mais, dependendo do valor usado no cálculo (é nessa hora que o personagem do jogo trava, os raios pulam, etc). Porém, um processador com um sistema de 64 bits fará esse trabalho de uma única vez em cada operação.
Os processadores modernos vem com suporte à 32 e 64 bits, o que definirá a capacidade da máquina será, portanto, o sistema operacional colocado nela (32 ou 64 bits).
A palavra-chave não é "velocidade", mas "capacidade". Compare a um trem cujo motor está preparado para suportar mais vagões. Ele carregará mais, o que diminui a quantidade de viagens, mas sua velocidade continuará a mesma.
A velocidade nesse caso, depende bastante dos barramentos da placa-mãe, da tecnologia empregada, etc. A velocidade, nesse caso, é medida em MHz ou GHz, não em bits.
Logicamente, um computador é uma máquina com vários componentes, o maior erro cometido é achar que o desempenho está somente no processador e na memória RAM. Isso é falso.
É um conjunto de coisas, até o monitor influencia no desempenho do computador.
Mas é lógico que um bom processador faz a diferença.
Espero ter tirado a tua dúvida px.