Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 13/08/2010 - 16:00h
@marun
Dá uma olhadela nesse link:
http://ovilacondense.blogspot.com/2004/05/terra-vista-do-[*****]-08.html
Bem, a url é essa mesma, apesar de estar faltando uma letra importante...
A foto mostra um dos muitos lugares DE ONDE geralmente são tiradas aquelas fotos bonitas do Rio de Janeiro. Como diz o texto, dos "bairros de lata", construídos nas encostas do morros.
Mas enquanto por aqui há pessoas que moram em casas de lata e de restos de madeira, há outros países "mais poderosos" onde as pessoas moram ou em prédios condenados, ou em manilhas, ou dentro de restos de caixas de papelão.
Ha muitos anos atrás o New York Times fez uma reportagem mostrando algumas crianças brasileiras faveladas dormindo em um lugar por onde passeavam algumas baratas.
Aí foi um repórter brasileiro para lá e fotografou muitas crianças americanas vivendo entre ratos.
O Brasil é um país de dimensões continentais, e apenas por isso já seria difícil de governar.
Junte-se a isso uma herança maldita de um regime ditado por traidores da pátria, em decorrência do qual ficamos sujeitos a banqueiros e traficantes de toda espécie, e mais a falta de orgulho de muitos brasileiros em se confessarem brasileiros, e está formado "o caldo do desgoverno".
Na época em que aqueles crápulas estiveram no poder a mando de seus patrões estrangeiros, não se podia sequer amar a própria Bandeira Nacional, pois isso era tido como "subversão". Ser intelectual era o pior dos crimes.
Não havia liberdade de imprensa e o Congresso Nacional foi sumariamente dissolvido. Uma das primeiras atitudes foi de não reconhecer - e proibir - a prática da profissão de Sociólogo em todo o território nacional.
Entregar o verdadeiro Brasil de volta aos brasileiros não tem sido uma tarefa fácil.
Os brasileiros de agora compraram uma imagem podre do que seja o nosso país e se recusam a vê-la com olhos bem abertos, ou com alguma sombra de otimismo.
Somos um país economicamente viável, e plenamente administrável. temos condições para eventualmente sermos auto-suficientes. Seja na agricultura, na pecuária ou em qualquer ramo tecnológico.
Aqui conforme já dizia o Pero Vaz Caminha ao mui querido e amado rei, "em se plantando tudo dá". Enquanto países do hemisfério norte "penam" para ter uma safra anual, por aqui temos duas ou mais.
Muito se está fazendo atualmente para consertar algumas falhas originárias do passado.
Por outro lado, existem grupos que não se conformam com as tentativas de conserto, e querem continuar atrapalhando.
Isso é a vida. As pessoas "não querem saber" de política, mas DEVERIAM querer, para usá-la em benefício da coletividade.
A maior parte das pessoas não sabe quais as funções de um vereador, de um deputado, ou mesmo do presidente da república.
E o que é "direita", "esquerda" ou "centro"?
Alguns dizem que "depois que o Lula se elegeu as ruas estão cheias de buracos", como se o presidente da nação tivesse alguma coisa a ver com a administração municipal.
E se aí nas ilhas existe o tal do "caçu bodi" (cash or body) por aqui temos os constantes arrastões em vias expressas, e que é a mesma coisa, afinal de contas.
Temos alguns problemas comuns, mas o que será exigido de todos nós pra corrigí-los é a boa vontade, o interesse comum e a ação.
Por aqui "entregaram o ouro ao bandido" durante muitos e muitos anos.
Temos de acordar, mas não conseguimos abrir os olhos.
É essa a nossa situação atual.
E pela primeira vez, sinto que meu voto NÃO será solução para nada.