removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 24/11/2007 - 11:45h
Também tenho uma Cyber Café pequena com 5 computadores. Todos os clientes rodam o Ubuntu 6.06 e o servidor é o Ubuntu 7.04.
Uso o proxy Squid devidamente configurado pelo excelente desempenho nos caches e monitoramento pelo Sarg. O Gerenciador é um bem simples para controle de tempo que chama-se Zeiberbude. Os clientes aqui estão todos habituados ao Linux, sem mesmo saber que sistema é este; apenas apenas tá acessando Orkut e batendo papo no aMSN e nada mais - plenamente satisfeito.
Quanto a Jogos, não quis instalar pelo fatos dos "boys" fazerem muita "zoada", pois o ambiente é pequeno e organizado. Mas o acesso à internet e bate papo e outras atividades básicas estão indo muito bem.
O fato de usar a versão antiga do ubuntu 6.06 é devido ao cliente zbdesk não se dar bem com as novas versões do ubuntu. Ele até abre, mas cai de imediato. Já rodei pelo terminal, mas não exibia nenhum tipo de erro, apenas simplesmente caia. Por isso, fico com a vesão antiga do ubuntu nas estações.
A área de trabalho possui apenas 3 ícones com o seguinte nome: Internet, aMSN, Meus Documentos. Desta forma, os clientes compreendem perfeitamente, pois aqui todos já se habituaram. Sou o único da cidade que usa Linux em uma Lan.
Nenhum computador, inclusive servidor, possui o Windows instalado. Aqui é tudo Linux mesmo. Desde o dia que inaugurei, jamais tive problemas com lentidão, pois o Linux é plenamente estável e você fica "livre" de uma gama de infinidade de vírus e outras pragas.
Em relação a internet, basta os clientes abrirem o firefox, que está com o nome de internet, e clicar no site que deseja para não perder tempo digitando na barra de endereço, conforme você podem ver no screenshot do link abaixo:
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/verScreenshot.php?codigo=11031
Outro detalhe importante é quanto as licenças de software. No Windows, tudo é pago, digamos 95%. Ninguém sabe se a fiscalização passará em todas as lans, por isso optei e estudei linux para evitar o pior.
Seja livre, use Linux.
:::... Viva o Linux ...:::