riesdra
(usa Debian)
Enviado em 19/10/2012 - 07:57h
wguedes escreveu:
...
...
...
"su" = pede senha de root, cujo efeito perdura por algum tempo, sendo solicitada novamente quando esse tempo esgotar.
O que eu disse foi que, se entrar com su, digitar a senha de root, depois exit, voltando a "$", se quiser voltar a "#", basta digitar "su" e a senha não será requerida. Tomei isto como fragilidade do sistema de segurança.
...
...
...
estranho, é algo que você deve ter feito, pois aqui uso su, faço logout em seguida, e uso su novamente, me é pedido a senha independente de tempo.
"Sudo su" pede senha de usuário que passa a ter poderes de root.
pede para virar root, não para ter poderes de root, veja o prompt # é root
Antes eu queria usar "sudo su" e esse comando retornava que meu usuário não estava no arquivo sudoers.
Encarei isto como uma limitação. Essa limitação não me agradou e permaneci querendo incluir meu usr no sudoers para eliminá-la.
não depende de ser sudo du, e sim sudo qualquer coisa.
Depois que entendi que "su" me leva a root com plenos poderes, enquanto "sudo su" me mantém como "$", mudando o prompt para "#" porque estou com poderes de root. Claro, prefiro "#" com poderes de "#" ao invés de "$" com poderes de "#". A segunda opção me soa como um disfarce e me sugere que em algum lugar ou momento a máscara vai cair e não poderei fazer "sei lá o que", sacou? É claro que eu posso estar enganado e gostaria que você me dissesse, se estiver.
se o prompt de comando está # é por que é root, e não usuário comum.
...
...
...
Como "sudo su" é dispensável para quem tem "su" estarei satisfeito se a alteração que mostro no item 17 me der os poderes de "#", pedindo a senha e, se aquela configuração não oferecer nenhum risco.
para isto eu uso o modelo de suoders que te passei, nunca tive problemas, como mencionei, posso logar fazer logout, e logar de novo, sempre me é pedido a senha do root.
...
...
...
finalizando;
su, vira root
sudo, da poderes de um usuário comum rodar comandos de permissão administrativa, sem ter que ficar logando-se como root, não apenas sudo su, e sim sudo qualquer coisa.
espero que tenha ficado mais fácil de entender agora.