nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 09/07/2009 - 07:52h
O dual boot não é uma técnica tão intuitiva.
Quando intalado o sistema operacional escreve na trilha de inicialização do disco de boot, qu é a única oica que a máquina sabe ler sozinha quando voce liga ela. Essa primeira trilha é o MBR -Master boot record.
Todo sistema operacional faz isso e tem um gerenciado de boot. O Windows é mal educado, escreve sem pedir licença. O arquivo de coonfiguração do gerenciador de boot do windows é o \boot.ini e é aruivo oculto por default.Esse gerenciador é extremanente difícil de configurar, um saco. O windows é fácil até a página 3, no primeio problema manda tudo para o espaço que de fácil não há nada.
O Slackware instala o LILO, que é um gerenciador de boot ultrapassado. O aruivo de configuração é o liloconf deve estar em /etc ou em /etc/lilo.
(i)-O slackware deve entrar mas sumiu com o windows.
Então é fácil, é só colocar o windows no liliconf que é um arquivo texto e que deve ser ativado como root. Note que o slackware pergunta se você quer adicionar as partições ntfs durante a instalação.
(ii) está entrando o windows. Mais fácil reintalar o slackware.
As linhas que precisa adicionar apra o lilo mostrar o windows são mais ou menos assim:
title Windows
root (hd1,0)
makeactive
chainloader +1
map (hd1) (hd0)
map (hd0) (hd1)
Note que os hds são 0 (zero) para o primeiro e as partições são 0 (zero para a primeira) então a primeira partição do primeiro disco é hd(0,0) a segunda partição do primeiro disco é
hd(0,1) e assim por diante.
Se o windows estiver no primeiro disco acho qeu não precisa das duas ultimas linhas do map que é um artifício para enganar o windows quando ele está no segundo disco.
Boa sorte
Depois de salvar o liloconf precisa executar no termina o comnado lilo
Se der erro precia volta e corrigir o liloconf