Everson Pires
(usa Suse)
Enviado em 24/01/2008 - 11:58h
Antes de iniciar, quero fazer um critica aqui.
Um amigo ai em cima mandou a máxima : " Senão funciona com você volte com o Windows!". Cara não é assim.
O correto é : "Senão funcionou ainda com você, onde podemos lhe ajudar?".
Amigo. Eu estou com um problema assim, em meu notebook. Por isso precisei deixar dual boot até ele ficar do meu jeito. E olha que eu não preciso de muita coisa.
Bem, vou tentar responder sua pergunta.
1º - Porque a MS somente vamos clicando em next e pronto, até meu filho de 7 anos sabe fazer?
R: Vou responder com irônia. Porque quanto nosso time vai jogar agente assisti na Globo, sabendo que passa na Band? Por acomodação, por costume, por condicionamento.
O mesmo para ser mais fácil usar o Windows, que desde 1.981, está no mercado popular. São mais 20 anos. Sim, existia outros UX* na época, mais o Unix nasceu nas mãos de cientistas, e o Windows foi criado com esse conceito " Ser popular".
Bem, a MS é uma MEGAEMPRESA. Ela tem acordos comerciais com todos os fabricantes de softwares. Ele tem um nome a mais tempo que a RED HAT etc. Então, se uma pessoa vai escrever um programa ou fabricar uma placa, é claro que primeiramente ele vai fazer convencionado a rodar nos sistemas MS. Pense que esses programadores ou fabricantes são empresas, que querem grana, então é mais facil rodar uma placa no Windows que no Linux. Em seguida, depois de um tempo já no mercado é que eles vão procurar desenvolver para o linux.
Segundo, um erro que eu tambem não aprecio, mais aprendi a lidar é que, ruim ou bom, capitalista ou não, o Windows tem um nome por trás, já grande parte dos linux não tem.
Tem a comunidade! Sim,
Tem o Patrick, tem o cara da Canonical, etc.Sim.
Mais comercialmente isso de nada vale. Custa muito dinheiro manter um departamento de pesquisa em software para drivers e afins.
Uma outra coisa que sinceramente, eu não sei responder, não sei alguem aqui saberia, o porque por exemplo, no fedora para instalar o amsn pede um tipo de DLL e no Debian outro tipo. Eu não sou programador, então pra não falar besteiras prefiro deixar pra quem entende.
2ª - O linux não atende usuários domemsticos!
Em teoria sim. Caimos novamente na questão de nome, marketing, tempo, etc...
Gente, seja sincero, quem já viu um comercial da RED HAT? Mesmo que na TV a cabo? Se tem no exterior não sei porque nunca estive lá, mais estou falando do BRASIL.
Agora e da MS?
E por ai vai.
Alem do que, isso é um péssimo exemplo porque, a grande maioria dos "linuxers" tem esse conceito de ser grandes cientistas e péssimos marketeiros.
Mas marketing no bom conceito de divulgar tecnologia.
3 ª Porque o pessoal tem medo de usar Linux?
R: Tambem não existe escolas para treinamento dessa ferramenta.
E onde há não existe uma grande procura.
Em sintese geral, o linux reina absoluto nos meios academicos, em redes e servidores. Porem para chegar a esse reinado, ele tambem teve que começar debaixo.
Agora o proximo objetivo será o mercado de desktops.
Um conselho. Procure algum centro de treinamento linux na sua cidade.
Geralmente lá existem os LINUX DAY.
Nesse dia eles instalam e treinam os usuários em linux. Você não vai se arrepender.
Outra dica?
Antes de migrar de uma vez pra linux, procure fazer uma receita de bolo a saber :
- Qual placa de video/rede/som eu uso?
- Qual dvd/cd eu uso?
- O que eu quero do sistema?
Com isso na mão, fica mais fácil. Tem a comunidade aqui e um monte de gente que manja muito e terá o maior prazer em ajudar.
Creio que sofrerá menos.
Até lá....