riesdra
(usa Debian)
Enviado em 06/12/2010 - 19:42h
Silvio,
de uma olhada nisto;
Ao utilizar o Debian Sarge, Etch ou Lenny (ou outra distribuição diretamente derivada deles), é importante fixar os devices das interfaces depois de configurar a rede. Isso evita um problema recorrente, onde as interfaces mudam de posição a cada reset em servidores com duas ou mais interfaces de rede. A placa eth0 passa então a ser a eth1 e assim por diante, o que logo se torna uma grande dor de cabeça ao configurar um servidor para compartilhar a conexão, já que se as duas interfaces mudam de posição, nada funciona.
O problema é solucionado através do uso de um pequeno utilitário chamado "ifrename", que permite fixar os devices utilizados para as placas. Utilizá-lo é bem simples. Comece instalando o pacote via apt-get:
# apt-get install ifrename
Com as duas placas de rede configuradas, da forma como serão usadas, cheque os endereços MAC das interfaces usando o comando "ifconfig -a" e crie o arquivo "/etc/iftab", relacionando o device de cada interface com o endereço MAC correspondente, seguindo o modelo abaixo:
#/etc/iftab
eth0 mac 00:16:36:D1:89:1D
eth1 mac 00:02:44:95:1D:88
Uma vez criado, o arquivo é verificado a cada boot e a configuração se torna persistente, resolvendo o problema. Esta dica não se aplica às versões recentes do Ubuntu/Kubuntu, onde o problema foi solucionado através do uso de regras do udev.
retirado de "http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-2"
espero que consiga resolver o problema ai.