patrickpcs
(usa Nenhuma)
Enviado em 28/10/2017 - 09:58h
ricardogroetaers escreveu:
Sandson escreveu:
Eu ouvi falar que precisamos utilizar em SWAP, o equivalente à quantidade de memória RAM do computador.
No meu caso eu tenho 16GB de RAM. Eu tenho que colocar 16GB de SWAP? ........
..... Conversando com algumas pessoas que utilizam o linux, alguns informaram que é bom colocar o equivalente à memória RAM, .....
O swap, seja uma partição no disco ou um arquivo, nada mais é que uma extensão da memória no disco. Em outras palavras, quando a memória ram está cheia, o sistema operacional começa a usar o disco como uma extensão da memória. Como a memória ram é muito mais rápida que o disco, o uso desnecessário de swap diminui a performance do sistema. Swap é um quebra galho.
Quanto mais memória ram tiver uma máquina menos se necessitará de swap. Não faz o menor sentido aumentar a quantidade de memória ram na máquina e paradoxalmente aumentar também o espaço destinado a swap. Então se retirarmos memória ram da máquina teremos que diminuir o espaço para swap? Sem cabimento e desprovida de lógica tal premissa.
Bem, o que entra em jogo é a hibernação ou suspensão híbrida. A hibernação precisa salvar todo o conteúdo da RAM no disco para poder desligar e caso você tenha 16 GB de RAM e esteja usando os 16 GB, o sistema não irá conseguir salvar esses 16 GB em uma partição swap menor que os próprios 16 GB :)
Vou além e explico uma situação.
Veja o seguinte cenário;
Você tem 4 GB de RAM e 4GB de swap.
Você está usando os 4 GB de RAM (não importa o motivo, talvez muitas VMs) e ainda está usando mais um pouco de swap.
Se por algum motivo você tentar hibernar, lembre-se que você terá que guardar os 4GB de dados da RAM na swap. E o problema é que sua SWAP já está também ocupada e nesse caso você precisa de uma SWAP maior que a RAM. Sua partição SWAP deverá ter espaço para guardar tudo que estava na RAM e que já tinha na própria SWAP.
Eu nunca tive problemas com hibernação no linux e fico imaginando se a metade dos relatos de problemas com hibernação, de que o computador não hiberna ou não volta da hibernação não sejam por causa de partições swap mal dimensionadas.
Mas tem algo que me intriga bastante é o fato das distros que já usei ao tentarem hibernar não calcularem previamente que não haverá espaço na swap para hibernação e falharem miseravelmente. Seria uma coisa tão simples de se implementar.