Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 23/04/2013 - 19:31h
Existe a possibilidade de fazer longos programas tipo
adventure, baseados em texto interativo, que não precisarão de bibliotecas extensas nem nada.
O problema é que esse tipo de programa já caiu em desuso, e para desenterrar essa técnica, tem de ter muita inventividade mesmo.
O "Tourist Trap" (Sinclair), dá uma boa idéia do que pode ser feito:
Um turista (você) tem uma determinada quantia em dinheiro, e proõe-se a conhecer determinada cidade ou a assistir a um determinado espetáculo em algum lugar remoto.
Então o turista terá de pagar passagens, comprar ingressos, bem como terá também a oportunidade de ganhar algum dinheiro para realimentar o seu "caixa".
Também passará por situações onde terá de perder algum (ou todo) dinheiro.
Poderá pegar ônibus errado, ser assaltado, chegar fora do horário, etc.
A coisa prossegue até que o tal turista, depois dessa odisséia toda, chegue finalmente ao seu destino.
Então, o programa poderia ser auxiliado por algumas imagens bonitas.
O mais parecido com isso são os antigos Carmen San Diego e Pokémon (que no entanto têm animações, diferentemente do Tourist Trap, que é texto puro).
O interessante é que um programa assim deve ter - embora veladamente - a sua parte educativa, ajudando a desenvolver o raciocínio e a resolver problemas práticos do dia a dia, como lidar com operações aritiméticas, conhecimentos de geografia, história, segurança, economia básica, etc.
Programar jogos requer uma boa idéia na cabeça, conhecimento e perseverança.
Um criança para fazer "crash tests" do programa será de muita ajuda.
Crianças detonam tudo sem remorso algum, e isso é ótimo para ajudar a depurar o código.