1. Re:

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/09/2020 - 19:36h




  


2. MELHOR RESPOSTA

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 08/09/2020 - 19:54h

@zeroalex, se me permite uma explicação sobre algumas coisas, gostaria de dizer algo aqui.
Olha Alex, eu não quero te desanimar de fazer este projeto porque eu também sei o quanto é difícil fazer um jogo e também entendo a sua motivação em querer fazer um bom projeto. Eu espero que você continue com este projeto e queria dizer algumas dicas que aprendi nesses anos programando:
1-mais importante do que juntar gente pra fazer o projeto, tente primeiro ganhar experiência em pelo menos 3 áres: game design (mais fácil), gráficos (mediano) e programação (mais difícil).
Eu digo isso proque com essas 3 áreas você pode fazer um jogo sozinho ou com amigos.
2-se quer alguém habilidoso na equipe, mostre que você também tem tal capacidade.
Isso aqui exige um pouco de tentativa e erro, porque em geral, o difícil não é fazer o jogo ou juntar pessoas, mas gerenciar pessoas para fazer o jogo. Então, nesse caso eu te sugiro que você pese bastante cada passo que você dá, com precaução mesmo e cuidado. às vezes você pdoe achar um cara muito habilidoso pra trabalhar no projeto mas ele pode sentir que a equipe como um todo é só de iniciantes, e daí este cara vai abandonar a equipe (isso aconteceu comigo).
3-crie um grupo em algum lugar para juntar as pessoas e assim manter a motivação mais acesa.
Crie um grupo no discord como o amigo ali sugeriu, adicione todo mundo lá e tente criar uma amizade entre eles e você, porque acredite ou não, isso faz uma baita diferença no desenrolar do projeto. Por isso, chame seus amigos também para entrar no projeto.

Eu desejo o projeto dê certo e vou acompanhar por este tópico o que irá acontecer.
Boa sorte.
____________________________________________
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Acesse meu GitHub:
https://github.com/cpusam

3. Re: desenvolver jogos opensource

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 07/09/2020 - 20:00h

Opa, falou em game dev eu caio pra dentro.
Eu já faço isso, mas não é nada simples, por alguns motivos que citarei aqui por experiência na área:
1-falta de gente com habilidade para desenhar, programar ou fazer sons ou game design
2-baixa motivação de quem diz: vou ajudar. Mas que depois de uns dias simplesmente manda aquele chá de silêncio cruel.
3-devido o baixo conhecimento em habilidades essenciais ao game dev, daí não se conseguem resultados nenhum.
Uma vez paricipei de um projeto onde o carinha queria mandar em tudo, inclusive nos valores da gravidade do mundo, sendo que isso é melhor definido entre o designer e o programador em código de protótipo. Mas de nada adianta alimentar um burro se nem o burro sabe que a comida é boa pra ele.

Enfim, são muitos percalços nessa vida de opengamedev, é coisa pra gente com muita paciência e habilidade nas 4 grandes áreas dos jogos: gráficos, código, sons e game design.

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4. Muito bom

Perfil removido
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(usa Nenhuma)

Enviado em 07/09/2020 - 20:44h




5. Re:

Rodrigo
omag0

(usa Debian)

Enviado em 07/09/2020 - 21:20h

Desejo sorte ao projeto. Mas não querendo dar um banho de água fria, criar jogo "opensource" será uma tarefa complicada. Jogo não envolve só programador. Existem desing, moradores, roteiristas.... Um grande número de profissionais que não necessariamente envolve programação.
A não ser que sejam jogos simples, como um flap BIRD da vida ou similares.


6. Re: desenvolver jogos opensource

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 07/09/2020 - 21:42h

omag0 escreveu:

Desejo sorte ao projeto. Mas não querendo dar um banho de água fria, criar jogo "opensource" será uma tarefa complicada. Jogo não envolve só programador. Existem desing, moradores, roteiristas.... Um grande número de profissionais que não necessariamente envolve programação.
A não ser que sejam jogos simples, como um flap BIRD da vida ou similares.

Isso! Eu sei desenhar bem em cartoon, programar em qualquer linguagem estruturada, sei game design tão bem quanto programo, só não me envolvo com sons e músicas. Eu estou livre pra entrar em qualquer projeto. Só não entro em projetos de grandes "ideias" porque sei que já nasceu morto tal projeto. Falo um pouco disso numa nova dica que escrevi hoje no VOL.


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7. Re:

Mauricio Ferrari
maurixnovatrento

(usa Slackware)

Enviado em 07/09/2020 - 21:55h


Eu apoio o projeto e embora sem muita experiência, se eu puder ajudar to aí.

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Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento



8. Re: desenvolver jogos opensource

aguamole
aguamole

(usa KUbuntu)

Enviado em 07/09/2020 - 23:44h

zeroalex escreveu:

https://github.com/zeroalex/gameopensource

Bom criei um repositório no git para o projeto, é bom encontrar pessoas animadas e com grande conhecimento para tocar o bicho, por favor comentem, acrescentem coisas, tenho uma ideia inicial acho que vai ser bacana.

Cara jogo se desenvolve usando game engine.
Eu sugiro um game 2D porque 3D é mais trabalhoso.
Eu só sei mexer com RPG Maker MV.
Game engine opensource:
Blender https://pt.wikipedia.org/wiki/Blender
Godot https://pt.wikipedia.org/wiki/Godot



CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.


9. Re:

aguamole
aguamole

(usa KUbuntu)

Enviado em 08/09/2020 - 02:11h

A então a Kivy é uma game engine.
Software livre ou código aberto?
Se for software livre deveria ter sido aberto o tópico dizendo software livre porque opensorce também pode ser proprietário.
Corrigi lá.

CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.


10. Re: desenvolver jogos opensource

aguamole
aguamole

(usa KUbuntu)

Enviado em 08/09/2020 - 11:20h

Da minha parte esse projeto fica GNU/GPL v3 ou qualquer outra licença de software livre.
Já empacotava o código fonte e distribui-a junto com o joguinho.

CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.


11. Re:

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 08/09/2020 - 11:23h

Perae, acho que tá tendo um engano aqui rsrsrs No meu caso, eu não disse que ia entrar nesse projeto, disse que tava disponível, mas não tinha certeza se entraria em nesse projeto específico. Não quero dar falsas esperanças pra ninguém.

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12. Re: desenvolver jogos opensource

aguamole
aguamole

(usa KUbuntu)

Enviado em 08/09/2020 - 14:32h

Cade o Discord do projeto?
Cade o nome do joguinho?
O nome sera amnesia (amnésia)

CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.



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