victor07july
(usa Linux Mint)
Enviado em 24/02/2017 - 13:46h
dfcampos7 escreveu:
toolstore escreveu:
O que o amigo dfcampos7 falou é verdade. Mas, nada impede que vc tenha vontade de usar o Debian para ver como funciona um sistema mais "cru" quando vc já estiver a vontade com o uso de um derivado. Teste famílias diferentes. E eleja sua distro preferida.
Eu concordo! Acredito que fui um pouco radical nas minhas palavras anteriormente. Eu mesmo comecei com o Ubuntu e depois vim pro Debian. O que eu falo é dessa questão de ficar trocando de distro o tempo todo. Claro que tudo depende do seu objetivo com o Linux no momento. Se vc só quer uma distro pra usar, sem se importar em aprofundar conhecimentos sobre o sistema, o Mint é excelente, como já comentei aqui! Mas se vc quer se aprofundar, se não está satisfeito com o nível de conhecimento que vc tem sobre Linux, aí é interessante ficar testando distros, principalmente essas mais cruas. Agora, se o que vc quer é testar mesmo... só testar... Vai fundo e põe aí Fedora, Sabayon, Manjaro, openSUSE, CentOS, Debian, Slack, Arch e daí pra frente. Mas instala e passa pelo menos uma semana ou duas convivendo com a distro pra vc realmente aprender alguma coisa, nem que seja o básico dela, pq pra aprender mesmo, só convivendo por um longo período, como meses ou anos. Essa coisa de instalar, mexer um pouco aqui, um pouco ali e depois desinstalar e instalar outra, vc não aprende praticamente nada da distro. Aí eu não concordo. E outra coisa: testar é bom, se vc tem tempo pra isso. Agora se não tem muito tempo sobrando, essa questão de ficar testando vai tirar tempo de outras prioridades q vc tem na sua vida pq depois de instalar, vc tem que configurar, instalar pacotes e até deixar o sistema do jeito que vc deseja, demora um pouco e, dependendo da distro, demora muiito, principalmente se vc não conhece. Hoje, consigo desinstalar e instalar meu Debian deixando ele do mesmo jeito que estava em uma manhã, mas isso depois de 3 meses convivendo com ele. Acredito que seja interessante saber um pouco de cada distro, mas saber muito sobre uma é muito bom também e vc pode ajudar outras pessoas com seu conhecimento sobre isso.
Ainda sobre testes, essa ideia do clodoaldo de criar uma partição só pra isso mas tendo outra com um sistema principal já consolidado e rodando na máquina é excelente. O Mint pode fazer esse papel, enquanto vc testa outras distros na sua máquina.
*********************************************************
"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
*********************************************************
https://www.linuxcounter.net/cert/619784.png
Debian 8.7 MATE
Realmente, mas meu objetivo mesmo é so tentar distros que são para "iniciantes" e ver qual a melhor pra mim, então acho que vou nessa de fazer partição pra poder testar outras distros, assim que eu testar vou pegar a que eu mais gostar mais e mudar de vez pra ela, isso de aprofundar conhecimento sobre o linux, tambem pretendo, só que mais tarde