JakeMad
(usa Arch Linux)
Enviado em 24/06/2017 - 15:58h
Depende muito.
Distro é uma escolha pessoal. Tanto o Zorin, quando o Mint é para um público semelhante. Eu gostei do Zorin, mas eu prefiro o Mint (se fosse para escolher) devido a documentação e a popularidade.
Eu testei o Zorin quando estava na versão 12. Atualmente chequei no site e ela está na 12.1 então não sei se o que vou te contar ainda acontece, mas vamos lá...
Usando essa distro eu percebi uma rapidez e fluidez muito grande pra abrir vários programas, como por exemplo o LibreOffice que costuma levar alguns segundos, mas no Zorin abria muito rapidamente, mesmo sendo GNOME que tem a fama de ser mais pesado.
Eu acredito que seja por causa da configuração do meu computador ser muito boa. No entanto, eu constatei muitos erros, a todo momento um programa (e.g. o navegador Chromium) fechava sozinho e pedia pra enviar a mensagem de erro. Plugava um pendrive, dava erro constantemente. Às vezes dava erro do nada e eu nem sabia bem do que se tratava.
Uma das coisas boas dessa distro ao meu ver é:
1- Não vem tanta porcaria instalada como certas distros. Vem com o essencial. Como sou usuário de Arch, eu gostei disso.
2- Quem é gamer vai adorar, vem com winetricks, wine, playonlinux tudo instaladinho na versão free.
3- A aparência realmente lembra o Windows 10, mas o "menu iniciar" dele lembra bastante o Windows 7.
4- Tudo funciona facilmente, impressora, hd externo, pendrive. Tudo é reconhecido sem nenhum problema! Parece que tem uma gama de drivers.
As coisas ruins:
1- Erros constantes
2- Meu pendrive deu erro enquanto passava uns arquivos
Bom, é isso.