Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

1. Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

Luiz Philippe
philippeliso

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/01/2011 - 15:37h

Boa Tarde galera

estou fazendo uns testes aqui de Clonar HD com o DD

Clonei um HD de 40gb para um HD de 80gb, porem quando clonada as partições EXT3 para o HD de 80gb, ele não redimensionou nenhuma partição (obvio no comando DD q eu utilizei não tinha nada definindo). Resultado...consegui subir o sistema normal no HD clonado, mais ele continua com os 40Gb.
a ideia seria eu conseguir redimensionar a partição / e a partição /home, Sda1 e Sda6 respectivamente.

Baixei um Live Cd do Gparted, mais nele só consigo diminuir as partições ou usar os 40gb restantes pra criar outras partições. eu queria usar esses 40Gb NÃO PARTICIONADOS para distribuir por exemplo uns 20gb pra partição sda1 e uns 20gb pra sda6, sem perder dados ou detonar com a inicialização do sistema....

será que alguem pode me ajudar, pois tenho um cliente q o HD esta prestes a ir pro espaço e vai ser muito menos trabalhoso eu clonar o sistema dele atual pra um HD de 1Tb e apenas redimensionar as partições do que formatar e instalar tudo denovo.

Obs: Estou usando o Mandriva 2009 nos HD's

Agradeço desde já.


  


2. Re: Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 31/01/2011 - 16:06h

não estou entendendo.

CITAÇÂO: ou usar os 40gb restantes pra criar outras partições. eu queria usar esses 40Gb NÃO PARTICIONADOS para distribuir por exemplo uns 20gb pra partição sda1 e uns 20gb pra sda6,

além de diminuir, aumentar, vc tem que mover, para direita ou para a esquerda, para alocar espaço.

Os RESTANTES são exatamente os não particionados! é nesses que vc quer fazer novas partições?

dd clona o espaço vazio também.


3. Re: Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

Luiz Philippe
philippeliso

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/01/2011 - 16:16h

então, vou usar o HD de 80 agora q esta clonado, porem ele ta com 40gb nao particionados, resultado do clone do outro HD q tinha apenas 40gb.

o DD clonou o q tinha pra clonar do HD de 40 que vai pro lixo agora. Sobrou 40gb nao particionados (no HD de 80) q eu gostaria de "acrescentar" um pouco na sda1 e um pouco na sda6.. entendeu?


4. Re: Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 31/01/2011 - 16:22h

Luiz Philipe,

Já me aconteceu a mesma coisa quando clonei varias partições menores para espaços maiores, desde um HD de 110Gb para outro de 320Gb.

Aconteceu exatamente o mesmo, pois usei o DDrescue que é primo irmão do DD e apenas mostra uma barra de progresso durante o processo de clonagem.

A maneira como consegui resolver o mesmo problema foi indo ao particionador que já não lembro mais qual deles foi, porém provavelmente deve ter sido o gparted ou o qparted e utilizado uma das alternativas de menu para verificar e reparar cada uma das partições que já estavam clonadas.

Era alguma alternativa como verificar e reparar a partição ou apenas verificar. Quando o particionador encontra discepancia entre o tamanho real da partição e o tamanho usado, oferece a alternativa de reparação.

O nome até assusta depois de todo aquele tempão envolvido no processo de clonagem, porém resolve porque ele apenas altera algum parâmetro sinalizador ( flag ) que indica para o sistema o tamanho exato da partição, usando todo o espaço disponível e não mais o antigo espaço usado na copia da partição clonada.

Bastou aplicar a alternativa de verificação e reparação de cada uma das partições e o sistema passou a fazer o reconhecimento correto do tamanho de cada uma delas.






5. Re: Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

Luiz Philippe
philippeliso

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/01/2011 - 16:37h

entao cara, ele clona certinho, nao fica diferente, só q como o HD de origem era de 40, ele clonou as partições tendo em base um HD de 40.....ou seja sobra mais 40gb não alocados e nao consigo redimensionar....procurei essa opção q vc disse mais nao encontrei nada no Gparted.

queria alocar o espaço não alocado nas partições ext3 existentes, ou entao na hora da clonagem colocar algum comando especificando o tamanho novo de cada Partição EXT3, obtendo-se assim mais espaço livre nas partições que é o objetivo. Será que é possivel?


6. Re: Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 31/01/2011 - 16:48h

Por também não haver encontrado nenhum comando especifico como por exemplo para mandar clonar a primeira partição do disco a com 20GB para a terceira partição do disco b com 60GB, não encontrei comando.
A maneira como fiz foi a seguinte: Primeiro particionei o HD de destino (Novo e bem maior) definindo o tipo e localização das partições como desejava.

Depois de devidamente particionado, fiz a clonagem do menor e mais antigo para cada uma das partições no HD novo, todas estas com mais espaço do que tinham no HD velho.

Depois disto, como no HD novo embora soubesse que as partições eram bem maiores do que aquilo que aparecia, usei o gerenciador de particionamento e mandei verificar. Cada uma das verificações onde o tamanho da partição original era menor que da partição clonada, ofereceu a possibilidade de correção do erro e o problema foi resolvido.


7. Re: Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

Luiz Philippe
philippeliso

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/01/2011 - 17:02h

acho q entendi o q vc fez...

vc primeiramente criou as partiçoes do HD de destino com os novos tamanhos, dai na hora de clonar, vc clonou partição por partição (ex # dd if=/dev/sda1 of=/dev/sdb1 ......sdb6..) dai surgiram os espaços livres correto????

vou tentar isso.


8. Re: Aumentar partições EXT3 sem danificar o Sistema Atual.

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 31/01/2011 - 17:41h

Exatamente isto foi o que fiz. Apenas não surgiram espaços livres. O valor ou tamanho das partições que havia feito antes de clonar cada partição, apareciam no HD novo com o tamanho das antigas. Quando foi feita a verificação e reparação do erro em cada uma das partições, o tamanho real das partições conforme eu havia feito no HD novo passou a aparecer corretamente.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts