ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 14/11/2016 - 14:32h
weverton65 escreveu:
desligo da forma correta, mas toda vez que ligo ele faz a verificação e perco uns 3 minutos
Eu tenho 2 discos físicos, 4 partições em um e 1 partição no outro. Em cada inicialização tudo é verificado e não demora tanto tempo assim.
Para cancelar a verificação na inicialização basta, no arquivo "/etc/fstab", colocar na última coluna (Pass) o valor "0" (zero).
No entanto isso não é recomendado visto que num desligamento incorreto (falta de energia, etc) os sistemas de arquivos, que podem conter erros, não serão verificados e por tabela seus erros não serão corrigidos. Não sei dizer se um Linux detecta que houve um desligamento incorreto e "passa" automaticamente o "fsck" na reinicialização assim como o Windows "passa" o chkdsk (ou antigamente, o scandisk).
Voce pode tambem, em vez de desabilitar a verificação, implementar a verificação em paralelo dos sistemas de arquivos. Para isso basta colocar o valor "1" na última coluna (Pass) do fstab em todos os sistemas de arquivos (partições).
O Ubuntu recomenda que se as partições estiverem em unidades físicas de disco diferentes pode-se usar a verificação em paralelo (valor "1") mas se estiverem na mesma unidade física deve-se usar a verificação serial ou sequencial (valor "2"). O Mint, por padrão, usa verificação em paralelo (valor "1") em tudo, salvo o swap que usa valor "0" e não é verificado. Na partição swap eu coloco o valor "2".