removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 11/05/2016 - 11:33h
Eu, acompanhando o amigo @luiztux, também vou na contramão.
Primeiro se engana quem pensar que o charme do Gentoo/Funtoo é só compilar seus pacotes. Portage, baselayout e openrc também são três das várias pérolas que merecem ser mencionadas.
Quero chamar a atenção dos senhores para o fato de que nem todo ganho de desempenho é relativo apenas ao poder de fogo do hardware atual, devemos levar, também, a tecnologia em consideração. Observe bem que todas as distribuições são compiladas a diferença é o controle que o usuário final tem sobre a compilação, digo isso porque uma distribuição compilada com -march=generic ou -march=x86_64 vai aproveitar basicamente as instruções MMX, SSE, SSE2, SSE3 e SSSE3 enquanto a -march=bdver2, que é o meu caso, aproveita AES, AVX, FMA3, FMA4, MMX, MMXEXT, POPCNT, SSE, SSE2, SSE3, SSE4_1, SSE4_2, SSE4A, SSSE3 e XOP. Tudo bem isso pode se reduzir a pó quando você utiliza somente aplicativos voltados para escritório, mas abra um editor de imagem, assista ou encode algum vídeo e você verá o que falo. Isso é só a otimização para modelo de CPU, ainda temos OpenMP para paralelismo, LTO para 'linkagem', Graphite para memória... Portanto não generalizemos em rápidos e lentos mas antes consideremos o uso.
xerxeslins escreveu:
Diferenças entre Gentoo e Funtoo, basicamente é que Funtoo é mais moderno. Funtoo tem tudo que Gentoo tem e mais coisas. O criador do Gentoo agora lidera o Funtoo. O uso do Ego é mais simples e didático que o Eselect, mas não existe no Gentoo. Quando o Portage do Funtoo tinha Git, o Gentoo ainda usava Rsync. Daniel, o criador do Gentoo e do Funtoo, continua inovando, porém todas as inovações ele lança no Funtoo. Sozinho ele faz melhor que o time inteiro do Gentoo atual. Mas se você preferir algo mais clássico e com menos inovações, vai de Gentoo.
Eu também já pensei assim. Hoje minha opinião é diferente. Funtoo já não é mais tão moderno. Creio que a diferença entre os dois, hoje, seja a proposta. O Funtoo vai deixar de ser Gentoo em algum momento do tempo, porém nesse momento Funtoo não tem condições de se libertar por falta de mão de obra. As 'modernidades' estão paradas e em relação ao Gentoo alguns pacotes já estão obsoletos, sem falar na documentação. Sim, o sistema multiprofile do Funtoo faz muita falta no Gentoo, mas para por aí. Gentoo hoje usa git ou rsync, ambos tem pros e contras você poder escolher é legal. Gentoo é menos invasivo que Funtoo, o Funtoo está caindo no vício do automático.
Dizer também que o Daniel trabalha pelo time do Gentoo inteiro é exagero. Só ele e o Oleg mal estão conseguindo debugar o Funtoo.
Sei que parece sensacionalismo, mas é o ponto de vista de um usuário de Funtoo de desde quando foi lançado até o ano passado. Retornei ao Gentoo por essas e outras miudezas. Funtoo é uma excelente distro, mas começou a me desagradar.
xerxeslins escreveu:
Eu já instalei Gentoo, Funtoo, Exherbo (mas não consegui manter) e CRUX.
O Exherbo vai colocar Gentoo/Funtoo no bolso muito em breve, e eu acredito até que já seja capaz de tal façanha, mas a comunidade documentando faz falta. O desenvolvimento do Exherbo nesses poucos anos de vida foi soberbo e tende a melhorar ainda mais. Paludis é incrível, mas como disse um mano aleatório da net "a sintaxe é retardada".