removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 04/06/2015 - 15:55h
Para mim:
As mais estáveis são aquelas voltadas ao publico empresarial, onde uma falha pode resultar em graves consequências para seus clientes e até mesmo para os mantenedores (questões de contrato e mesmo a "reputação" da empresa).
RHEL, SLES, Oracle Linux (Clone do RHEL) e Ubuntu Server LTS.
*Mas note que estes sistemas tem suporte em condições bem especificas. Como usar softwares disponíveis nos repositórios oficiais ou homologados, hardware dentro da lista de compatibilidade etc.
Das desenvolvidas pela comunidade:
CentOS (Clone do RHEL), Debian (O ramo estável), Slackware e openSUSE (Versão estável, atual 13.2)
De resto, se usar uma distribuição grande(Esqueça todas as refisefuquis e suas promessas de facilidades) e se não sair enlouquecido instalando tudo o que ver pela frente (Como alguns fazem no Windows) ou mexendo no ambiente sem antes ler a documentação oficial, não deve ter grandes problemas.
Quanto ao Mint, nas vezes que o testei ultimamente não me pareceu um ambiente problemático e não vi nele coisas "estranhas" como normalmente existem em outros sistemas construídos sobre o Ubuntu.
Acho que o que fez talvez tenha sido ultrapassar os limites do seu hardware, e se foi isto mesmo, dificilmente teria um resultado diferente em outro ambiente. Embora o Mint, assim como o Ubuntu desktop é um sistema voltado para uso como desktop (Não é um sistema de "missão critica"), então não pode esperar chegar ao Linite do hardware sem alguma consequência ruim.
Tente analisar se durante o problema o que houve não foi lentidão para carregar os arquivos a partir do HD(Led do disco "piscando"), o consumo de memoria alto pelos aplicativos, algum processo consumindo muita CPU etc.
--------------------------------------------
...- .- .. -.-. --- .-. .. -. - .... .. .- -. ...