Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 26/11/2010 - 12:32h
Uso um modem DSL-500b em modo router e um despretencioso switcher GTS Network que sempre me atenderam convenientemente, como era de se esperar.
Minha "banda larga" de "1 Mega" funcionava muito bem, até que a
Oi me ofereceu migrar para "4 Mega".
A partir daí a coisa deixou de funcionar a contento, e passou inclusive a me dar grande prejuízo, pois passei a basear minhas atividades em torno de uma "internet banda larga", apostando na seriedade até então demonstrada pela Oi.
Em seguida me ofereceram "8 Mega", porém decidi ficar pelos "4 Mega" mesmo.
Acontece o seguinte:
A conexão não é nada estável. Varia de 1,9MB até ZERO absoluto, a qualquer hora do dia ou da noite, sendo que esse ZERO se manifesta várias vezes ao dia durante perto de meia hora ou até mais de cada vez.
Feitas as competentes reclamações, a Oi mandou por três vezes os seus técnicos que constataram que minha linha tem ótima relação sinal/ruído, a fiação está sólida, ok, o modem ok, com filtros de linha novos, etc.
No entanto, as portas Huawei utilizadas pela Oi em meu bairro - segundo os técnicos informaram - não têm condições de suportar essa taxa de transmissão, suportando apenas "2 Mega" para não apresentar esse comportamento.
Já fiz algumas pajelanças, inclusive troquei de modem e o problema continua.
Um técnico de comunicações - ex-Telemar, atual Embratel - afirmou que o problema é realmente das portas e que a Oi não tem condições de oferecer esse tipo de serviço.
No entanto, eles me ofereceram 8 e até "14 Mega" SE eu optar pelo Oi Conta Total, sinal claro que eles afirmam POR ESCRITO e publicamente que tem essa condição.
Ora, se eu migrar e passar a pagar "R$ 279,00 por mês" (na verdade R$ 454,00) eles vão "lançar um encantamento" e fazer a tal porta Huawei funcionar fora de sua capacidade?
Ou será que somente a "tia Ana" (Anatel) dá jeito nisso?
Alguém teria alguma outra sugestão?
Não posso de forma alguma ficar sem a tal "banda larga à moda brasileira" mesmo que a obrigação da operadora seja prover apenas míseros 10% da capacidade contratada.
10% ainda é melhor que ZERO.
PS: A própria OI me pediu para verificar se o modem é do tipo ADSL2 ou ADSL2+.
Na caixa da embalagem diz que é "Roteador ADSL2/2+", pelo que a atendente informou que o mesmo suporta até 24Mbps.
Não sendo - mais que comprovadamente - problema de modem ou de instalação, de nada adianta eles ficarem mandando técnicos e mais técnicos para chegar ao mesmo diagnóstico todas as vezes:
Trata-se de problema de porta, que ao que parece eles não querem resolver de maneira nenhuma e ficam enrolando o máximo possível.
Não me incomodo tanto assim com a velocidade, que já é MUITO baixa para uma conexão que se diz de "banda larga" (banda larga desse jeito, certamente é uma piada).
A questão é que não pode ficar parando a toda hora, senão eu fico simplesmente IMPOSSIBILITADO de trabalhar.