removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 20/07/2015 - 12:47h
Fora o Conectiva Linux, nunca tivemos uma distribuição Linux que desse para chamar de brasileira.
Motivos:
1. Kurumin: era uma remasterização do Debian com um amontado de scripts que facilitavam a configuração dos computadores. Com a evolução natural do Linux, trazendo mais facilidades aos usuários, o Kurumin perdeu o motivo de existir.
2. Kalango: a remasterização da remasterização, era apenas o Kurumin com um papel de parede diferente;
3. Biglinux: ganhou carona no Kurumin, tendo o mesmo objetivo deste. Inicialmente era uma remasterização do Debian, depois se tornou uma remasterização do Kubuntu (que na verdade, é bem mais fácil remasterizar);
4. Kurumin NG: era apenas uma remasterização do Kubuntu com um papel de parede nacional, nada mais do que isso;
5. Metamorphose Linux: é apenas uma remasterização do Debian com alguns softwares renomeados, pouca coisa muda do original (um driver aqui, outro driver acolá e mais um papel de parede 100% nacional!). Outra coisa que muda com relação ao Debian: o Metamorphose renomea programas de terceiros para chamar de seus, também faz algumas modificações em softwares livres e não distribui o código fonte, violando a GPL.
6. Epidemic: uma remasterização do Debian cujo valor principal é o seu papel de parede, um instalador próprio e um atualizador próprio. Bah! Seria muito melhor ter contribuído para melhorar o instalador do Debian e o atualizador do que criar um novo só por que não gosta da aparência do original!
A única que vale a pena dar uma olhada é o GoboLinux, pois foi desenvolvida do zero, tem uma proposta diferente e realmente veio para somar ao Linux. Não é apenas um papel de parede nacional, é uma distro nacional de verdade. Pena que não atraia usuários leigos, pois tem muita familiaridade com o Gentoo.
O GoboLinux usa um sistema que mascara a árvore de pastas do Linux, transformando-o em algo mais similar ao OS X. Permite instalar várias versões de um mesmo programa. Usa o método de "receitas" para instalar programas, algo como o Gentoo faz.