Giovanni_Menezes
(usa Devuan)
Enviado em 12/10/2016 - 00:16h
Software livre! sempre que possível.
O Open Source é basicamente uma método de desenvolvimento similar ao Software livre, porém, com as prorrogativas para suportar atividades que são contra a filosofia do software livre.
Basicamente: rejeitaram a filosofia e pegaram só o método de desenvolvimento do software livre, adaptando-o para interesses do "movimento" open source.
A filosofia do software livre (filosofia, não a licença) não quer e tenta impedir a mescla de software livre com proprietário/fechado, e nisso muita gente taxa o Stallman de extremista, mas não é bem assim..
Quando você tem licenças mescladas, o software proprietário pode lhe impor restrições ao aberto, e essa não é uma questão de debate ideológico, é uma questão jurídica. Talvez para nós usuários domésticos isso não pareça ser algo significativo, mas é e muito! imagine você que resolveu instalar digamos o Ubuntu ( nada contra o Ubuntu, é só exemplo) nas máquinas da sua empresa, e você mora na Europa, vem uma emissora de tv e faz uma reportagem sobre sua empresa e o uso do software "open source" até ai blz.
Algumas semanas depois você recebe uma carta de uma empresa que nunca ouviu falar na vida exigindo pagamento de royalties na casa de 10 milhões de euros porque o Ubuntu tem um trecho de código fechado cujo a licença prevê tais pagamentos para uso empresarial. sobe pena de processo, acreditem, coisas assim acontecem, né microsoft, cof cof cof..
O Open source como filosofia é uma aberração, já que ele não discrimina o uso de software proprietário, eu vejo o open source como um meio para cobrir questões que não podem ser cobertas pelos conceitos de software livre, mas não como filosofia, exemplo:
Você desenvolve um software, e quer libera o código e trabalhos derivados, só que você quer proibir a venda, quer exigir que trabalhos derivados também sejam distribuídos gratuitamente a todos, pela filosofia do software livre da fsf, isso é incompatível
Do outro lado da moeda, o Software Livre tem ideais nobres, porém não é totalmente praticável ainda, ah casos em que negar o software fechado não é opção, a comunidade fico refém do flash por anos, ainda temos módulos de placas de rede sem fio que não são livres, Stallman quer que as pessoas abram mão de todo o software fechado aconteça o que acontecer, e isso eu não concordo, isso é cegueira, é querer negar a realidade.
--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3