
alexabolada
(usa Debian)
Enviado em 23/02/2023 - 13:45h
O GLPI (Gestão de Ativos de TI) é uma ótima ferramenta para ajudar na gestão de equipamentos de TI, incluindo switches, impressoras e dispositivos de rede. Para que o GLPI possa detectar, gerenciar e rastrear estes dispositivos, é necessário fazer a instalação e configuração de alguns módulos do GLPI. Geralmente, estes módulos fornecidos pelo próprio GLPI são:
- O módulo SNMP para detectar e obter informações de switches, impressoras e dispositivos de rede.
- O módulo OCS Inventory para autodetectar e localizar dispositivos de rede.
- O módulo LDAP para gerenciar usuários e fornecer autorização e acesso.
Caso o usuário tenha um servidor separado, poderá instalar os módulos SNMP, OCS Inventory e LDAP separadamente para facilitar a instalação e configuração. Além disso, o usuário pode usar o pacote Net-SNMP em sistemas Linux para detectar, rastrear e monitorar equipamentos de rede.
Para configurar os dispositivos para serem detectados e rastreados pelo GLPI, é necessário configurar as opções de monitoração de rede corretamente antes de iniciar qualquer operação. Por exemplo, para configurar impressoras para serem monitoradas pelo GLPI, é preciso configurar a interface de rede do equipamento para obter um IP estático e, em seguida, adicionar o endereço IP na lista de dispositivos ativos do GLPI.