GLPI Mescla computadores com as mesmas informações e não separa

1. GLPI Mescla computadores com as mesmas informações e não separa

Eduard dos Santos Dantas
Dantas22

(usa Debian)

Enviado em 11/09/2025 - 13:00h


Hoje em meu inventário GLPI tenho sofrido com computadores que possuem o mesmo UUID, Hostname e para identificar todos esses computadores, eu criei uma TAG que quando o glpi-agent for instalado eu consiga identificá-las e saber que elas fazem parte de um determinado setor. Mas quando esses computadores recebem o agente, em meu GLPI elas acabam mesclando em um único computador que já tem registrado, e já adiantando que todos os computadores são Linux com a distribuição Ubuntu.

Já tentei realizar modificações em meu script de instalação com o --partial e addition-content para modificar os dados de hardware.json e até mesmo colocando os dados em caixa alta, mas não resolveu e ainda permaneço com o problema. Já tentei criar e mudar regras, mas não obtive êxito. Em todos os fóruns que vejo na internet me falam de realizar a criação ou alteração da regra para Mac + Número de série, posição de regras e nada disso tem me ajudado.

Este cenário destinasse a equipamentos que recebem imagens de um VM com uma configuração parametrizada por script, sendo assim acaba clonando dados como o UUID.

Informações sobre o computador: Sistema operacional: Ubuntu - Versões: 17 LTS / 18 LTS / 20 LTS / 22 LTS UUID: 03000200-0400-0500-0006-000700080009
Hostname: Igual para todos (Este hostname não pode ser alterado)
TAG: Igual para todos (Essa Tag não pode ser alterada) por favor me ajude com este problema!
NÚMERO DE SÉRIE: Não gera

Alguém que já tenha pego este problema ou cenário parecido conseguiu ajustar?


  


2. Re: GLPI Mescla computadores com as mesmas informações e não separa

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 11/09/2025 - 22:28h

Computadores com UUID, hostname, e TAG iguais fazem com que o GLPI os interprete como o mesmo equipamento ao importar os dados via glpi-agent, mesmo usando parâmetros como --partial.
O GLPI usa critérios de unicidade (UUID, MAC Address, número de série etc.) para identificar os computadores. Quando esses dados são iguais entre os hosts, o GLPI deduz que é o mesmo hardware e simplesmente atualiza o equipamento existente ao invés de criar um novo.
Por padrão, o GLPI-agent coleta dados como:
UUID da máquina (vindo do DMI/BIOS).
Número de série (também via DMI).
MAC addresses.
Hostname.
Inventário de hardware.
Se todos esses são iguais entre os clones, o GLPI vai sempre atualizar/mesclar o mesmo item.

Uma sugestão para resolver isso seria forçar a criação de uma identidade única para cada máquina, independente do UUID de hardware.
Acescente no script de parametrização após a clonagem ou faça um script de provisionamento pós-clonagem (primeiro boot) para gerar um UUID único e grave no arquivo de configuração do agente, algo assim:

#!/bin/bash

AGENT_UUID_FILE="/etc/glpi-agent/agent-uuid"
CONFIG_FILE="/etc/glpi-agent/glpi-agent.conf"

if [ ! -f "$AGENT_UUID_FILE" ]; then
uuidgen > "$AGENT_UUID_FILE"

echo "" >> "$CONFIG_FILE"
echo "[identity]" >> "$CONFIG_FILE"
echo "uuid=file:$AGENT_UUID_FILE" >> "$CONFIG_FILE"

systemctl restart glpi-agent
fi

exit 0

Coloque esse script para rodar na inicialização.

Edite o arquivo /etc/glpi-agent/glpi-agent.conf e adicione o seguinte:

[identity]
uuid=file:/etc/glpi-agent/agent-uuid

O agente usará um UUID local salvo em arquivo, independente do UUID da máquina (DMI). Com isso, mesmo máquinas clonadas vão ter identificadores únicos. O GLPI verá cada máquina como única, ainda que UUID DMI, hostname e TAG sejam idênticos.

Você também, no caso acima, pode usar a linha de comando para definir diretamente um UUID com --uuid:
glpi-agent --uuid=$(uuidgen) --force


Outra sugestão seria habilitar regras personalizadas de importação no GLPI, mas como você falou que já tentou usar MAC, número de série, etc, não sei se adiantaria, mas lá vai:
Você pode criar regras como:
Se MAC address da eth0 for X, cria novo computador com nome Y.
Usar regex para evitar merge automático.

Essas regras são configuradas em (ou algo parecido, não sei a versão do teu GLPI):
GLPI > Configuração > Inventário > Regras de importação de computadores.

Outra sugestão seria alterar a "configuração parametrizada por script" para não clonar dados como o UUID, mas acredito que se fosse possível você já teria feito.


_________________________________________________________
Rule number one: Always listen 'to' Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts