pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 13/07/2012 - 04:03h
emanuel.linux escreveu:
@pinduvoz,
mas nesse caso não seria necessário ele verificar se a placa está instalada corretamente? Falo isso por que no meu notebook acontecia algo parecido e resolveu depois que instalei alguns pacotes destinados a placa de vídeo, mas na minha no caso é ATI e não nVidia. Tipo no Windows quando você não instala os drivers de vídeo fica aquela resolução tosca. Estou citando isso por que também quero aprender e sei que cada caso é um caso.
É o seguinte:
NVidia - funciona com driver proprietário, ou com driver comunitário/livre
ATI - funciona com driver proprietário, ou com driver comunitário/livre
O Xrandr é um utilitário do X que pode "forçar" uma resolução não detectada, mas que só vai funcionar de verdade se o monitor for compatível com ela.
Isso quer dizer que eu posso adicionar "modelines" com o Xrandr (ou num arquivo xorg.conf) para diversas resoluções, mas essas só serão reproduzidas se o monitor for capaz de exibi-las. Se não for, ele mostrará apenas uma mensagem do tipo "OUT OF SCALE".
No meu caso, aprendi isso na marra por conta de um monitor de 21,5 da Samsung que nenhum Linux detecta como superior a 1024x768. E olha que ele é full HD, ou seja, é capaz de exibir 1920x1080.
Até postei um xorg.conf especial para ele aqui:
http://vivaolinux.com.br/etc/xorgconf-3