lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 04/02/2013 - 18:14h
Para resolver esta questão, Yuri, você vai ganhar uma aulinha de metodologia da refutação grátis. Depois desta aula, volte e reformule seu argumento inicial (que UEFI e SecureBoot não tem nada a ver um com o outro).
Para refutar um argumento não basta apresentar exemplos contrários a ele, mas é preciso provar que em qualquer cenário imaginável ele é falso.
Vamos começar pela Lógica Clássica. Por exemplo, analisemos a proposição:
Todos os carros são veículos que têm duas ou quatro portas
Basta me apontar uma Doblô (que tem apenas três) e falar "olha aquela Doblô, ela prova que seu argumento é falso". Você pode imaginar e reimaginar o mundo quantas vezes você quiser ("remodelar o conjunto universo", usando um linguajar mais técnico), mas as Doblôs continuarão a ter três portas. Isso acontece porque a proposição
Alguns carros não são veículos que têm duas ou quatro portas
É a contraditória da primeira proposição analisada. Mas este caso é fácil, como todos os exemplos que possamos tirar da Lógica Clássica, então não vou perder tempo com ele. Se refutação em Lógica Clássica te interessou, pesquisa o quadro de oposições.
Já em Lógica Matemática e em Metodologia Científica (os dois campos do conhecimento humano que regem a metodologia de uma refutação) a coisa fica mais interessante. Por exemplo, para refutar a proposição:
O gato está sobre a mesa
Basta provar que o gato não está sobre a mesa. Mas isso acontece porque o tal gato da proposição anterior é um objeto singular, isto é, não é uma categoria de objetos mas um indivíduo. A coisa muda de figura quando afirmamos:
Se existe um corintiano nesta sala, então há um ladrão nesta sala
Não tenho nada contra corintianos, inclusive meu pai era um, mas a frase apela ao imaginário popular para construir um exemplo interessante. Como refutar essa proposição? Não basta dizer que "corintianos não são ladrões", porque eu posso andar pelo mundo inteiro e apontar para você "olha, este cara aqui é corintiano e é ladrão". Da mesma forma, você não tem condições de andar pelo mundo inteiro e me falar "olha, eu pesquisei a vida de todos os corintianos que existem ou existiram ou existirão neste planeta, e nenhum deles é, foi ou será um ladrão" - isso exigiria mais tempo do que uma vida humana normal costuma ter.
Um jeito comum em Lógica Matemática para descobrir como refutar uma proposição é montar sua tabela verdade. Chamemos "existe um corintiano nesta sala" de A e "há um ladrão nesta sala" de B. A tabela verdade dessa proposição é esta:
A B Se A, então B
V V V
V F F
F V V
F F V
Como se evidencia pela tabela verdade, a única maneira de refutar a proposição analisada é provar ao mesmo tempo e sob todas as mesmas circunstâncias que há um corintiano na sala e que ele não é ladrão.
Isto se aplica à proposição que você tenta refutar, que pode ser reescrita como "Se um sistema usa UEFI, então ele precisa do SecureBoot". Para refutar esta proposição não basta ficar citando fontes e mais fontes, ou apelando para falhas na construção das demais proposições. Você precisa provar que existe um sistema que ao mesmo tempo e sob todas as circunstâncias usa o UEFI mas não precisa do SecureBoot. Não perca seu tempo procurando outra forma de refutação, pois ela não terá validade lógica.
Ah, a propósito, eu percebi que seu perfil aqui no VOL foi criado em 09/02/2012 mas suas contribuições à comunidade se resumem a perguntar como criar apropriadamente um driver para o CUPS (que você resolveu mas não teve a decência de marcar como resolvido, pelo menos até este presente momento, como pode ser visto em
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Impressoras/Desenvolvendo-um-driver-para-CUPS) em 10/02/2012, e este tópico, quase um ano depois. Nada contra, todos temos mais o que fazer, apenas achei curioso.