
nerso
(usa Kurumin)
Enviado em 22/02/2011 - 10:42h
Olá amigos.
Um cliente possui um HD externo de 500GB da Samsung que estava com o particionamento original, pequena partição oculta de 50mb e uma outra FAT32 ocupando o restante do espaço em disco.
Quando este hd externo chegou até mim, havia perdido a tabela de partições e o pedido do cliente foi para apagar permanentemente os dados e depois, deixar apenas uma partição NTFS ocupando todo o espaço em disco.
Como a idéia de impedir a recuperação tratava apenas de softwares comuns (GetDataBack, etc) e não de processos profissionais de recuperação, resolvi então usar o comando dd if=/dev/urandom of /dev/sdb
O problema é que, durante o processo houve falta de energia além do tempo suportado pelo no-break e, óbvio, o processo foi interrompido. Após isso não consigo mais acessar o hd. Ao conecta-lo na usb ele é listado ao usar um simples ls /dev/sd*, porém nenhum software de particionamento consegue trabalhar com ele. Ao usar o fdisk (fdisk /dev/sdb) recebo a mensagem de que "Não foi possível abrir /dev/sdb".
Cfdisk não funciona, Gparted também não. Já tentei escrever zeros no disco inteiro (dd if=/dev/zero of /dev/sdb para ver se funciona, mas nada.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Obrigado