Mastruz
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 25/03/2018 - 21:51h
krafidhi escreveu:
Boa noite. Eu estava há pouco mexendo no meu mais novo SO, o Mint 18, e fui no painel ("menu Iniciar") procurar por programas que eu não usaria para desinstalar e liberar espaço em disco. Desinstalei vários deles, sem erro algum. Depois reiniciei a máquina para ficar tudo "novinho". Só que depois de digitar minha senha para entrar na área de trabalho, aparece a seguinte mensagem de erro:
Unable to launch "cinamon session cinamon" x session cinamon
session cinamon not found; failing back to default session
Eu clico em Okay e a tela fica toda preta, apenas o ponteiro do mouse funciona. Será que eu matei meu recém instalado sistema? Há solução?
PS. Tomei cuidado para não remover nenhum programa essencial para o funcionamento do sistema; por exemplo: removi 2 apps de chat, o cliente de e-mail thunderbird, dois programas do Libre Office (Calc e Math), um dos visualizadores de imagens, o visualizador de filmes, o Rithmbox, a central de programas do ubuntu (eu instalei a do Ubuntu, mas não funcionava e fiquei com a do mint mesmo, e um gerenciador de apicativos chamado apenas "software". Será que essas desinstalações causaram o problema?
Sempre que você remove algo, principalmente pelo terminal, tem que ver o que pode (ou não) ser removido junto.
Por exemplo, no Gnome você não pode remover os seguintes pacotes sem levar a interface gráfica - remover
gnome-keyring, cups, cheese, totem vai destruir a interface gráfica Gnome.
Você disse ter removido a central de programas e um tal de "gerenciador de aplicativos", muito cuidado pois as vezes a remoção do que já vem por padrão no sistema pode remover a interface. Algumas distros por exemplo o Zorin, não deixa que você remova o Nautilus (versão Core) ou Thunar (versão Lite), no caso de você não gostar.
Qual foi o "visualizador de filmes" (sic) reprodutor, que você removeu? Não foi o totem ou xplayer, foi?
---
Às vezes os loucos tem a razão, mas os sãos não conseguem perceber.