ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

13. Re: ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 22/12/2009 - 13:51h

mas não é por causa disso. to querendo aprender mais coisas sobre o linux em si e penso no slack, e pelo fato de ser mais estável e leve.




  


14. Re: ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

José Eleomar Serpa
manoserpa

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/12/2009 - 13:58h

Opa!

Uso Ubuntu desde a versão 7.04, já tive alguns problemas com a interface gráfica depois de uma atualização, mas isso foi apenas uma vez.

Valeu.


15. Re: ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 22/12/2009 - 14:12h

Complementando meu post anterior, nem todas as distros levam o processo de testes de suas atualizações ou mesmo de novos lançamentos ao máximo em testes de estabilidade e resolução de erros (bugs).
A razão principal é a dinâmica do Linux, com o desenvolvimento de novas versões de kernel que apresentam suporte nativo a um maior número de itens de hardware. Muitas distros, tem um compromisso muito forte com a programação de lançamentos de novas versões e no aperto de cumprir esta programação algumas vezes liberam versões novas sem haver efetuado extensivos testes antes disto. Neste caso ocorre este tipo de problema.

Não daria para criticar este processo de atualização e novos lançamentos, pois ai justamente reside o sabor do Linux e sua infinidade de distros e "sabores". Algumas distros tem mais cuidados neste quesito, mantendo uma postura mais conservadora, mesmo sob pena de serem consideradas rápidamente obsoletas, apresentando apenas atualizações de segurança e criticas, por longo período. Este é o caso por exemplo do Debian, reconhecido e reverenciado por sua estabilidade e longo período de maturação entre lançamentos de novas versões.

Portanto se você deseja uma distro que tenha grande estabilidade e que ao chegar ao ponto de partir para o lançamento de nova versão ocorrerão poucos problemas de erros, opte pelo Debian.
Em contrapartida, você vai ficar para trás em termos de versões de kernel atualizados, pois as versões de kernel usados serão aquelas perfeitamente estabilizadas. Por outro lado, dependendo também das características do seu hardware, você não vai conseguir o reconhecimento de todos os itens. Apenas exemplificando, a última versão estável do Debian disponível é o Debian 5 Lenny, cujo kernel é o 2.6.26. Já o seu Ubuntu 9.10, vem com kernel 2.6.30 ou 31 depois de atualizado.

Pode não parecer, porém uma diferença de 5 ou 6 versões de kernel implica em um numero imenso de itens de hardware com suporte nativo nas versões mais novas.

Entre o lançamento de uma versão e outra, além do kernel que deve ser corrigido e aplicados pacotes de correção específicos para cada distro (patches), existe todo o trabalho de adequação dos aplicativos que virão instalados por padrão, o gerenciador de janelas, etc.

Fica difícil para qualquer de nós ter apenas uma idéia do nível de trabalho envolvido antes do lançamento de cada nova versão. Seria um trabalho impossível não fosse a participação da imensa comunidade Linux, que participa ativamente no processo de testes das versões alfa e beta.

Sem querer fazer qualquer tipo de propaganda, já que participo do fórum do sidux, se você estiver buscando uma distro baseada nas versões mais atualizadas de kernel, tendo passado antes por um processo de estabilização da versão instável a ser usada, ser re-empacotado e além disto ter os aplicativos mais atualizados também para esta aplicação,teste pelo menos esta distro usando mídia-live seja ela CD ou DVD.

O sidux, não seria entretanto uma distro indicada para quem não tenha alguns conhecimentos básicos do Linux. Se você quiser baixar para fazer o teste, a ultima versão está disponível para download em:

www.sidux.com.br

A versão em CD é mais enxuta, enquanto a versão em DVD, já vem com a alternativa de suporte ao Portugues do Brasil, desde a inicialização.


16. Atualização de versão nunca mais

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 22/12/2009 - 16:01h

Eu nunca mais atualizo uma versão de um sistema operacional, não digo somente no Linux, as reclamações são tanta, e a unica vez que fiz deu errado, sendo assim, tenho sempre meus "Documentos" em backup, ou em home separada e faço uma instalação do Zero. Agora atualização dentro de uma mesma versão, sempre "atualizo", fora isso, é perca de tempo. Agora se tudo der certo só daqui um ano, com o lançamento do Opensuse 11.3



17. Re: ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 22/12/2009 - 16:08h

Uma dica é procurar usar uma distro rolling release como o Arch linux. Fora isso, instale uma em definitivo, pode ser paranoia atualizar o sistema a cada 6 mês com cada lançamento do Ubuntu, eu passei por isso e confesso, nem sempre vale a pena!


18. Atualização

Neto
netocba

(usa Debian)

Enviado em 22/12/2009 - 17:43h

Olá amigos

eu particularmente não atualizo nadaaa , eu começei no linux com a versão do Ubuntu 7.04 , e estou na versão 9.04 , quando sai uma nova versão eu formato e instalo do ZERO sendo que eu uso um HD externo onde tenho todas as minhas informações importantes , depois que instalo a versão a primeira coisa que faço e remover o gerenciador de atualizações que fica no menu Sistema > Preferencias > Aplicativos de Sessões , apos isso atualizo a source.list e instalo o que eu utilizo , quando quero brincar ou [*****] tudo desculpem a palavra , faço uma VM e arrebento com tudo.. sendo assim mantenho meu sistema normal sem dar nenhum problema se falando de desktops é claro , servidores são outra historia , eu utilizo como primaria Debian , como secundaria ubuntu ..

t mais


19. Re: ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

Igor
igorx94

(usa Gentoo)

Enviado em 22/12/2009 - 18:39h

Quando for fazer a atualização do Ubuntu, recomenda-se, na realidade, instalá-lo novamente. Eu não gosto muito disso. Há outras distros que são roll (é roll alguma coisa, não estou lembrando), que vai atualizando constantemente (atualizando os pacotes), assim como o Update Manager (acho que é esse o nome) do Ubuntu. Há até a opção, no próprio Update Manager, de atualizar o Ubuntu para outra versão sem precisar baixar o LiveCd e instalar, mas, como dito, aconselha-se a baixar o LiveCd, formatar a partição e instalar do zero.


20. Re: ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

Isaque Vieira de Sousa Alves
isaque_alves

(usa Fedora)

Enviado em 22/12/2009 - 23:15h

Olha... você tem toda razão em se sentir frustrado... mas a questão é bem menos complicada do que parece.
Os problemas de compatibilidade são na maioria das vezes causados por pacotes não presentes na lista dos repositórios padrão da distro...
Eu não recomendo a ninguém uma 'atualização global' via update-manager... demora demais e quase sempre é decepcionante...
Tá, tudo bem... eles falham em oferecer algo mal implementado, mas a culpa não é toda deles... se 'seguíssemos as especificações' e só instalássemos software recomendado pela canonical seríamos mais 'felizes', mas o problema é que não dá...
Precisamos dos repositórios medibuntu, dos codecs fluendo, além de outras coisas que os repositórios padrão não podem oferecer contuinuamente, seja por problemas de licenciamento, seja por causa do congelamento/abandono de um projeto (o que obriga a canonical a retirar o software da lista de softwares suportados)...
O que podemos fazer? Voltar ao velho espírito dos antiquíssimos usuários de Gnu/Linux que eram 'seres humanos de verdade, que faziam seus próprios drivers...' e tentar forjar uma solução baixando o código fonte, por exemplo do update-manager, e inserir um método que possibilite ao mesmo manter os repositórios por nós incluídos durante o período de uso normal...
Agora achar que a solução é ir atrás de outra distro, sinceramente... sem ofender ninguém, é bobeira...
Todas terão problemas... pelo menos no mundo do Software Livre podemos contribuir aperfeiçoando um programa...
Mas recomendo: enquanto não aparece uma solução, tipo com resolução de conflitos de compatibilidade de bibliotecas, o melhor a ser feito é não atualizar as versões da distro via update-manager...

Por isso é bom manter as partições separadas... hehe
dá até pra experimentar um Slack ou OpenSolaris (OpenSolaris não é Linux, antes que o digam)...


21. problema

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 23/12/2009 - 00:41h

kara, atualizar uma distro assim é dor de cabeça na certa. Não tem nada a ver com a distro em si, isso é um problema genérico. O bom mesmo é formatar e instalar do zero.

Mas você não é obrigado a atualizar toda vez que sai uma nova versão. Principalmente o Ubuntu, com versões a cada 6 meses. Aí já é inútil mesmo. As inovações não são tão fortes a ponto de justificar uma atualização.

E se estiver falando sério quando diz que está "pensando seriamente em migrar do ubuntu para o slackware, talvez me sinta menos frustado em ter que me esterssar"... sugiro que desista da idéia. Se você não tem conhecimentos em Linux suficientes, não use uma distro como o Slackware em uma máquina de uso diário. Instale o Debian, faça alguns ajustes, e pronto.

Sabe como eu resolvo isso no meu próprio caso? Instalo a versão 'testing' do Debian. É bastante estável, nunca tive problemas com essa versão. E os programas são razoavelmente novos, em suas versões bem atuais.




22. Re: ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 23/12/2009 - 01:07h

A atualização frequente é apenas justificável quando existe algum item do seu hardware que não tenha ainda sido habilitado por falta de suporte nativo do kernel ou que você precise especificamente de algum aplicativo especifico em sua última versão.

Do contrário, como mencionou o Juliaojunior, acima, não seria necessário nem tampouco conveniente fazer atualizações tão frequentes.
A velha máxima "em time que está ganhando não se mexe", no Linux também é extremamente válida. Se a sua distro está rodando legal, sem travamentos e as atualizações de segurança tem sido feitas, além disto não tem nenhum item de hardware pendente de funcionamento, deixe como está. Não atualize.

Sei que é difícil resistir à tentação de partir para a atualização, pelo menos por curiosidade.

Precisamos estar conscientes entretanto que pode dar zica, como tem sido o caso que você reporta.

Para não ter este tipo de problema escolha uma distro reconhecidamente estável e com longo período de renovação de versões, como por exemplo o Debian stable (estavel) e instale como sua distro "ancora".

Deixe uma partição com algo em torno de 5GB ou até eventualmente um pouco menos apenas para experimentar distro novas. Instale ai um sidux e curta 4 atualizações por ano, podendo ter a satisfação de estar usando praticamente sempre, uma versão de kernel que outras distros vão apenas começar a usar de 3 a 6 meses depois.


23. ATUALIZAÇÃO

josean carvalho moreira
joseanmoreira

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/12/2009 - 09:47h


Galera!!, que bom saber que tenho muitos amigos nessa familia Linux!!, e agradeçer a força que vc's teem me dado, a questão da atualização que tenho enfrentado é em decorrência de algums programas que queria usar no meu ubuntu 8.04 LTS, tipo:Frostwire, xmms codec, e outras coisas que agora não me lembro, e não conseguia instalar por falta de um programa que tem que constar desta versão tipo directX, sem essa ferramenta os programas baixados não eram instalado, pois o sistema impedia dizendo que faltava tal arquivo, daí fui pra atualização e KATAPUMMMMBBBBAAAAAAA!!!!,AAAAHHHHH mizerê!!!!, fuguetou tudooooooo!, vix!, já sabem né, no que deu!?,mas já estou em poder do slackware, que bx na net, e instalei num dos meus 4hd's, e é legal estou me aprofundando nesta distro,e vou ver o que dá, valeu a todos e obrigado.



24. Re: ATUALISAÇÃO!!!!!!!!!!

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 25/12/2009 - 14:12h

Debian nele...



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts