brunopepe
(usa Linux Mint)
Enviado em 10/03/2024 - 14:06h
erobcastro escreveu:
Como o post dele fala em ter um sistema mais estável (apps e sistema) sem PRECISAR ficar atualizando o sistema continuamente (a cada 3-4 meses), então o que ele quer na verdade é um sistema LTS e não um rolling release... Todo o post dele é confuso, e a abordagem dele sobre sistemas de pacotes deixa mais claro a confusão entre uma distro rolling release e LTS.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
"Acompanhei um vídeo e artigo do DioLinux ensinando a transformar do Ubuntu em Rolling Release para conseguir ficar com o sistema Ubuntu por 1 ano com atualizações de apps e sistema.
# (Aqui ele diz que quer um sistema RR, mas que quer ficar um ano com apps e sistema atualizados, que é justamente o que uma RR não faz e sim uma LTS).
Sempre usava o linux mint MAS SÓ DURAVA 3 OU 4 MESES, ME CAUSANDO MUITO TRABALHO PARA MANTER MEU SISTEMA.
# (Aqui ele fala que não quer ficar atualizando o sistema, o que justamente uma distro rolling release É).
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Mas como vc "usa arch", que é uma RR, e todo usuário de arch não quer perder a oportunidade de falar que usa arch (como se arch fosse lá essas grandes coisas), não compreendeu a confusão no post e só veio defender o SEU ponto de vista sobre RRs, já que usa uma, e não a confusão do post, que é justamente o ponto do meu argumento e não da OBRIGAÇÃO de ficar atualizando o sistema. Você apenas focou numa parte do meu argumento e criou uma narrativa parcial unicamente com o intuito de defender distros RRs sem acrescentar nada para a solução da confusão do post.
Se ele quer estabilidade de pacotes e sistema, sem a necessidade de atualizações constantes de pacotes e ficar mais de ano com uma distro: LTS.
Se ele quer ficar atualizando quase que diariamente/semanalmente, tendo uma distro inteiramente nova a cada 3-4 meses (que é o que ele NÃO quer): Rolling Release / Bleeding Edge.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tocagano escreveu:
No rolling release o usuário não é "obrigado a atualizar sempre o sistema", o sistema avisa se tem upgrades importantes quando ele "entende" que as atualizações são necessárias e, caso não seja, o sistema de update nem avisa o usuário que há updates a fazer apesar deles existirem. Veja o Opensuse, o sistema disponibiliza atualizações praticamente a cada 2 ou 3 dias MAS só há aviso de tais atualizações se, no meio dessas, há alguma importante para a estabilidade do mesmo. Além disso, as distribuições RR podem corrigir (ou ferrar de vez) problemas mais rapidamente do que as distribuições que "acumulam" os updates. Na imagem em anexo já tinha visto via linha de comando que haviam atualizações mas eram de "importância reduzida", só houve o aviso quando havia essas mostradas na imagem.
Sem dizer que tem muitos usuários que vivem procurando atualizações do sistema na base da linha de comando; nesse caso, basicamente tanto faz ser RR, LTS ou comum...
erobcastro escreveu:
Rolling Release significa que você vai precisar ficar atualizando sempre e sempre... Acho que o que você quer é um LTS! (Long Term Supported) - com ênfase no "LONG (LONGO).
Rolling Release / Bleeding Edge - São distros que SEMPRE vão estar com atualizações e vai te obrigar justamente a fazer updates constantes para manter o sistema cada vez mais atual.
"In Nomine Iesu omne genu flectatur, cæelestium, terrestrium, et infernorum" - Filipenses 2:10
>>> NÃO visite este canal, o cara não sabe nada! <<<
https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw
"In Nomine Iesu omne genu flectatur, cæelestium, terrestrium, et infernorum" - Filipenses 2:10
"Se ele quer estabilidade de pacotes e sistema, sem a necessidade de atualizações constantes de pacotes e ficar mais de ano com uma distro: LTS.
Se ele quer ficar atualizando quase que diariamente/semanalmente, tendo uma distro inteiramente nova a cada 3-4 meses (que é o que ele NÃO quer): Rolling Release / Bleeding Edge."
Obrigado pro esclarecer tudo, sim sou um pouco confuso, me desculpe.
eu achava que a rolling release deixa por mais de 6 meses com sistema, achava que era a solução do meu problema de formtar hd em 3 em 3 meses, estava errado.
Usava linux mint LTS e perdia muitas vezes o sistema.
Eu só estou pesquisando a forma de usar um sistema apt ubuntu-based que dure sem formatar mais de 6 meses, seria essa Bleeding Edge?
No meio de minha confusão procuro algum sistema sem formatar por mais de 6 meses com linguagem apt ubuntu.
Ficou mais claro agora ?