Hank
(usa Ubuntu)
Enviado em 28/09/2013 - 21:13h
delcimard escreveu:
Resolvi me "divorciar" do windows e tentar o linux. Depois que eu deixo dificilmente eu volto, mas o negócio aqui tá dificil. Muitas distros, pouca informação na rede, ou eu que sou muito burro mesmo. Acho que vou ficar com a turma do "untu" mesmo, ao mesnos tem um bom suporte, eu acho. Só resta muita paciência mesmo. Não sei outros mas minha migração para Linux não está sendo fácil...
Delcimar,
você tem algum HD externo com 150 GB e condições de reinstalar o BIG? Ou um HD que possa ser usado como slave.
Se sim, copie tudo que você tem na home pro HD externo, dá boot num cd/dvd live do Linux, rode o Gparted e delete as partições atuais do seu HD interno.
Na mesma execução, crie 3 partições primárias (root, home e swap) que somadas ocupem metade do HD (125 GB). Isso não é fixo. Analise quanto você vai precisar.
O Gparted aceita que se especifique o tamanho das partições em porcentagens. Note que a soma das porcentagens deve dar 50% (ou quanto você precisar). Na outra metade do HD defina uma partição extendida que depois (quando você instalar uma nova distro) será dividida em partições lógicas durante a instalação. Outra vantagem do Gparted é que ele mostra o tamanho das suas partições, quanto está em uso e quanto está livre.
Instale o BIG na primeira metade, copie a home de volta e depois instale a distro escolhida na partição extendida.
O GRUB será atualizado e agora você terá o seu dual boot.
Se você não gostou da distro e quiser experimentar outra, é só instalar no mesmo lugar. Ou seja, durante a instalação da nova distro, você deleta e recria as partiçoes usadas pela primeira.
Se você não tem um HD externo, mas pode gastar até 300 reais, sugiro que você compre um HD sata de notebook (2,5") de 320 GB e um case pra ele. O conjunto é conectado por uma ou duas portas USB.
Ou você usa esse HD externo como explicado acima ou, melhor ainda, você instala nele as distros que você quer testar sem precisar acabar com o seu velho BIG.
Tenho um Pentium 4 como o seu. É só apertar F12 na hora do boot e selecionar o HD externo (ele aparece entre os HDs, não como USB). Cabe no bolso (quase...) e dá boot em qualquer micro. Bem, fiz testes com o Debian 7.1.0. e em alguns micros.
Outra hipótese é usar algum HD encostado (se houver) e instalar as distros nele até se decidir.
Espero ter ajudado. Desculpe se falei alguma coisa que você está cansado de saber.
Amigos, sou novato também e se falei alguma besteira, por favor me corrijam.