edsonneto
(usa KUbuntu)
Enviado em 25/05/2017 - 09:31h
Ainda me falta testar o Mageia, que me pareceu ter uma filosofia muito bonita, mas não encontrei informações relevantes sobre o conteúdo do sistema e os softwares que o acompanham. Bem... sobre o Kubuntu, posso dizer que muito do design do KDE é perdido por conta de uma identidade visual discutível que a Canonical costuma colocar no seu sistema. O Manjaro, por sua vez, é perfeitamente integrado ao KDE e, aqui, rodou de maneira muito mais leve - exceto na instalação, que, em alguns momentos, chegou a travar a máquina virtual (culpa minha, que configurei ela com pouquíssimos requisitos). Houve um erro na instalação definitiva do Manjaro na VirtualBox, mas acredito que se dê por alguma configuração diferente, e não aconteça na prática. O Manjaro também me surpreendeu por um visual extremamente coerente entre os aplicativos, e, ainda assim, com um desempenho extremamente conveniente.
Desisti do openSUSE porque ele me pareceu muito pesado e com muitos recursos que eu jamais utilizaria, o Kubuntu, perto dele, me caía como uma luva, o Manjaro então... <3.
Apesar de ter ficado muito feliz de ter descoberto o openSUSE, o golpe final foi a convicção de que ele consumiria mais bateria por conta do peso, e eu já não ando muito satisfeito com a duração da bateria do meu notebook, então a resposta foi não.
Ainda pretendo testar o Majeia, mas, dentre o Kubuntu (16.04.2), o Manjaro-KDE (17.0.1) e o openSUSE Leap (42.2), fico com o Manjaro.
edsonneto escreveu:
Estou migrando do WIndows 10 pra alguma distribuição Linux. Aí, como fazia questão de uma distribuição com um design massa, mas já tinha enjoado o Ubuntu Gnome (que usei por dois anos), fiquei dividido entre o Manjaro (com KDE), o Kubuntu e a Open SUSE. Descobri que o Manjaro é Rolling Release, o que me parece ótimo... Por outro lado, ele é baseado no Arch Linux, que tem fama de ser complicado, e eu queria resolver tudo, se possível, via interface gráfica. Há muita diferença na usabilidade entre os dois? E em questão de design, há grandes diferenças na forma como o KDE é implementado? Como é o design da openSUSE?
PS: Apesar da experiência passada com Linux, me considero um usuário iniciante, e gostaria, de verdade, de algo simples e produtivo, mais do que algo para explorar "o mundo Linux". Uma distribuição bem adequada para notebooks também seria muito bom (1TB, 4GB RAM, I3 e uma bateria consideravelmente modesta)