Partição /home não funciona [RESOLVIDO]

13. Re: Partição /home não funciona [RESOLVIDO]

Pedro Henrique Rissato
pedrorissato

(usa Fedora)

Enviado em 10/11/2014 - 11:03h

proftarssa escreveu:

tc@tc-acao:~$ sudo df -h
[sudo] password for tc:
Sist. Arq. Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
/dev/sda1 48G 5,6G 40G 13% /
none 4,0K 0 4,0K 0% /sys/fs/cgroup
udev 2,0G 4,0K 2,0G 1% /dev
tmpfs 392M 1,1M 391M 1% /run
none 5,0M 4,0K 5,0M 1% /run/lock
none 2,0G 15M 1,9G 1% /run/shm
none 100M 144K 100M 1% /run/user
/dev/sda2 408G 4,2G 383G 2% /home
none 2,0G 3,4M 2,0G 1% /tmp/guest-qrhxqh
/dev/sr0 1,7G 1,7G 0 100% /media/tc/MY DVD
tc@tc-acao:~$

Porque a /home esta utilizada com 4,2Gb? É por isso que não desmonta no Gparted, esta com sinal de chave... Ele instalou algo lá, sem eu pedir, eu acho...


Bom, o que temos até agora xD. Você já viu como o fstab faz a montagem das partições do HD. Aliás, eu não havia explicado, mas o fstab monta qualquer coisa xD. Pendrive, se você quiser, compartilhamentos de rede do tipo NFS, entre outros...

Também vimos, com o df, que o seu sda2, onde esta o espaço para o /home está sendo montado sem problemas e funcionando. Qualquer usuário, por padrão, terá sua pasta criada na home e seus arquivos ficarão la.

Agora, só falta descobrir esses 4,2G de dados na /home. Existe outro programa, chamado de du (Disk Usage ou em Português, utilização do disco). O du faz parte de qualquer linux, mas não gosto da versão linha de comando dele, prefiro um com interface gráfica.

O com interface gráfica chama "baobab", você pode instalá-lo assim:

sudo apt-get install baobab

Depois é só rodar ele:

$ baobab

Dai é só você clicar em "Varrer pasta pessoal", ele varre a pasta do usuário que iniciou o baobab (por isso, não inicia ele como root!!!), você também tem a opção de varrer todo o disco, mas demora um pouquinho.

Ele consegue te mostrar todos os diretórios que têm, quanto ocupam e até os arquivos e tamanhos dele. Em forma de gráfico também, o que facilita muito descobrir em qual diretório está a utilização no disco.

Tenta, vê o que acha!!!!




  


14. Re: Partição /home não funciona [RESOLVIDO]

Leandro Marinho
lmbleandro

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/11/2014 - 17:34h

Boa tarde.
O que você quer dizer com: "a /home não está disponível" ??

No terminal vá até o raiz ( cd / ) e depois rode ls -lh.
Este comando mostrará as pasta e permissões.
Depois entre em /home e execute novamente o comando.
Quando você menciona que no gparted mostra um cadeado, não uso gparted mas na parte gráfica quando aparece o cadeado é pq você não tem permissão de acesso a pasta.


15. Analisador de Disco

Tarcisio Tinoco Botelho
proftarssa

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/11/2014 - 23:30h

Oi Pedrorissato... O baobad, nada mais é do que o analisador de disco! Eu sempre prefiro as interfaces gráfcas!
Bom se entendi direito ele me dá dois diretórios:
tc-acao ( / ) que é raiz - usando 6,2Gb de 51.3Gb - exato o que reservei para o raiz!

Agora aparece outro item:

Pasta Pessoal ( /home/tc ) - usando 4,4Gb - e com os aquivos e pastas do computador (documentos, musicas e imagens e vídeos) - ou seja ainda não aparecem a partição home com meus 400Gb...

Aonde estarão?


16. Re: Partição /home não funciona [RESOLVIDO]

Pedro Henrique Rissato
pedrorissato

(usa Fedora)

Enviado em 11/11/2014 - 15:56h

prof

Ali em cima no comando df, você já viu os 400GB, nessa linha:

PARTICAO ESPAÇO TOTAL UTILIZADO ESPAÇO LIVRE
/dev/sda2 408G 4,2G 383G 2% /home

Seus 400G estão lá....

Você chegou perto. Faltou expandir as pastas dentro do baobab para ver onde estão esses 4,2GB utilizados... tc é a pasta home do seu usuário...


Para exemplificar, seguem fotos abaixo. Abri o baobab e pedi para varrer a pasta pessoal. Como estou logado como root, ele varre a pasta pessoal do root (que fica em /root) e me dá os arquivos que estão consumindo mais espaço. No exemplo, é a pasta oculta (já que o ponto . na frente da pasta, no linux, significa oculta) .mozilla. Eu expando a pasta e posso ver que dentro dela outra pasta é onde estão a maior parte dos arquivos que ele diz, e assim vai... você consegue achar os diretórios que consomem mais espaço em disco. Naquele ícone que parece um "HD" do lado, eu posso pedir para varrer o disco inteiro e ele vai me dar pelos diretórios quais estão sendo mais utilizados.

Aproveitei e abri um terminal e um gerenciador de arquivos (no caso o Nautilus). No terminal dei um df -h para verificar os espaços das partições que tenho e no Nautilus, voce pode reparar la na barra la embaixo mostrando 2,6GB livres, que é o tamanho da minha raiz (/).

Eu tenho outra partição separada, que é montada em /boot, com 485MB total, 32MB utilizados e 428MB livres. Mas olha que legal, quando eu entro direto no /boot pelo Nautilus (Captura_de_tela-3) o Nautilus continua mostrando 2,6GB livres, mas sabemos que o tamanho do /boot não é esse. Então eu volto, clico com o botao direito em propriedades na pasta /boot e lá está que ela tem 428MB livres. Depois eu clico 2x na pasta /boot e lá embaixo mudou, agora mostra os 428MB livres, os mesmos que aparecem no df.

Faz alguma diferença isso?! Não! É somente visual. O que vale é o que o df está mostrando.

Apenas para tirar a dúvida no GParted aparece o cadeado que significa que o Gparted não pode realizar operações com aquela unidade. No seu caso aparece porque a sda2 está montada! E o Gparted não pode fazer alterações, quaisquer que sejam, em partições montadas. Sob pena de perda de dados. Você pode desmontar a /home, DESDE QUE, nenhum usuário esteja utilizando arquivos dela (Geralmente logando como root em modo não gráfico ou através de um livecd, já que ele não vai utilizar o HD).

Link das fotos:
http://we.tl/HgXnSyY3kJ


17. APRENDIZ DE PARTIÇÃO

Tarcisio Tinoco Botelho
proftarssa

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/11/2014 - 10:27h

Realmente tá difícil para mim, porque em instalações anteriores o partição /home ficava a mostra no nautilus abaixo do item computador, como um segmento a parte, constando os 400Gb. Na instalação anterior aconteceu o mesmo e depois de dois meses de uso acusou disco cheio com os 50Gb utilizados por completo.
E o ao visualizar no Gparted continuava a chave na partição home de 400Gb com o uso alguns poucos gigas não sei com qual informação...

Vou continuar tentando decifra este enigma, pois o fato é que ainda não consigo salvar os arquivos em um drive a parte, como era meu drive (E:) no rwindows...

OK vi o baoba novamente - na parte /home tc aparece a mensagem: não foi possível varrer a pasta ou informações nela contidas!!!
Já observei suas imagens e To fazendo o print screnn de tudo...
Vou tentar entrar com o disco bootável para tentar desmontar o /home!



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts