meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 13/10/2009 - 10:45h
Em algumas distros (distribuições) Linux, a montagem do pendrive não ocorre de forma automática, principalmente se ao re-iniciar o pendrive já estiver espetado no PC.
Para montar o dispositivo e passar a ter acesso aos dados, existem duas formas, uma direta via terminal que não e muito simpática aos iniciantes e outra mais intuitiva, via interface gráfica.
Já que como você diz é iniciante, vamos usar aquela mais fácil:
A partir do aplicativo gerenciador de arquivos, aquele que você usar para visualizar conteúdo das várias pastas e arquivos, buscar dentro do diretório mnt, o ícone correspondente ao seu pendrive.
Basta clicar sobre ele e o mesmo será montado e passará a mostrar o conteúdo. Não sei se será o caso do Mandrake Positivo que você menciona, porém algumas distros mais atualizadas trazem todas as mídias disponíveis dentro de outra pasta chamada media. Se você não encontrar na pasta mnt, procure na pasta media e siga o mesmo procedimento. Normalmente, quando ao inicializar se o seu pendrive ainda não estiver espetado, ao espeta-lo no PC, deveria abrir uma janela com várias alternativas para abrir (montar e visualizar ou executar o conteúdo do mesmo) com algumas alternativas de aplicativos, como aplicativo gráfico para visualizar imagens, gerenciador de arquivos, tocador de CD ou DVD, etc.