Não sou programador sou apenas um curioso querendo entender como as coisas funcionam no sistema e para isso escolhi fuçar o programa Libreoffice para ver o que a por trás de seu funcionamento.
A distro que estou usando é o manjaro por isso alguns comandos que colocarei aqui são especificas dela.
Quando digito
pacman -Ql libreoffice-fresh | grep /usr/bin/
consigo obter a lista de todos os arquivos executaveis que compoem o pacote libreoffice. (Ou seja todos aqueles arquivos que se eu executar irá abrir uma parte do programa)
Imagem 1 = http://i.imgur.com/h5E0pnE.png ( por eu ser imaturo e noob acho engraçado que todos os executaveis são considerados script shell e não executaveis binarios propriamente)
Entrei na pasta /usr/bin para abrir os arquivos pelo gerenciador de arquivos thunar (para ver o quer acontece) e todos remetem ao seguinte endereço /usr/lib/libreoffice/program/soffice Veja a imagem = http://i.imgur.com/kBDuAOm.png
Outra duvida Porque os arquivos /usr/bin/libreoffice /usr/bin/loffice /usr/bin/soffice /usr/lib/libreoffice/program/soffice desempenham a mesma função de abrir o Libreoffice? Não bastava apenas um?
Porque se eu digitar no terminal /usr/lib/libreoffice/program/soffice ele abre o programa (libreoffice) e se eu digitar no gerenciador de arquivos thunar /usr/lib/libreoffice/program/soffice ele abre esse arquivo = http://i.imgur.com/ekiOPId.png
Uma conclusão que cheguei é que cada programa precisa de um executavel diferente pois apesar de fazer parte de um conjunto de aplicativos obviamente são programas diferentes.
Espero ter sido claro nas minhas duvidas e o meu objetivo com elas é tentar compreender como um programa funciona e é distribuido pela arvore de diretorios. Pode parecer duvidas sem sentidos mas para mim parece que elas irão me ajudar a ter um entendimento melhor do sistema.