fpc
(usa CentOS)
Enviado em 13/04/2014 - 21:58h
Depende do seu uso. Eu gosto muito dessas duas distros. Ambas são muito estáveis (falo das versões stable) e rápidas.
Eu instalo o Debian de maneira mínima e depois adiciono apenas o que eu uso de fato. Fica limpo e rápido, do jeito que eu gosto, por isso nem olho para as tais distros derivadas.
Isso é feito de uma maneira prática e limpa. Já não gosto da instalação do Slackware, poderia ser mais prática, sem prejudicar nada. Não falo de particionar os discos manualmente, isso é uma bobagem que pode ser bem feita tanto no modo manual como por uma interface amigável. O resultado é o mesmo! Mas não curti o esquema de seleção de pacotes, sem opções de se instalar o mínimo, e confuso, isso decepciona no Slackware, mas enfim, é mais "Unix like".
Acho muito legal o modo que se adiciona os pacotes no Slackware pós-instalação, digamos, didaticamente falando. Mas se gasta um tempo que para mim é muito pŕecioso.
Para quem já brincou bastante com Unix e Linux, o esquema do Slackware é algo que dá verdadeiro prazer, mas é fato que significa perda de tempo no dia a dia.
Eu não consideraria "perda de tempo" se o Slackware fosse a única boa distro, pois se fosse assim, valeria a pena, claro. Mas havendo opções em que se obtem resultados finais extremamente similares ou até melhores com um tempo e esforço menor, é preciso avaliar o que vale mais a pena segundo a necessidade e objetivo.
Realmente não vejo qualquer problema em, por exemplo, se utilizar um bom gerenciador como a apt-get, principalmente quando se utiliza apenas os repositórios oficiais e ainda versão "stable".
O Slackware oferece muitos pacotes no Slackbuild. Certamente atenderá bem a qualquer um. Então penso ser um mito essa coisa de que o Slackware não tem variedade de pacotes. E é tranquilo e fácil o processo de instalação, apenas se gasta mais tempo; para um resultado final praticamente idêntico.
Um exemplo: Fui instalar o Lightning no Thunderbird do Slackware e não consegui, tive tb um problema para leitura de um arquivo PDF na versão 64 bits! Linguagem precis ase rcertada em todo pacote que se instala. Detalhes muito pequenos, mas que enchem o saco, já que uso o Lightning e preciso ler meus PDFs na hora que chegam no meu email. Eu não posso dedicar tempo para ajustar tais detalhes, quando já tenho isso perfeitamente resolvido em um distribuição igualmente rápida e estável, por mais que eu ache prazeiroso mexer com o Slackware.
Para pacotes do repositório do Debian, ou de um Slackbuild, você tem que confiar em quem criou e testou esses pacotes. Se vc tem o LibreOffice disponível, não vai compilar na unha, vai usar um pacote pronto, exceto se você realmente tiver muito tempo livre.
Já li pessoas dizendo que o apt-get é bom "quando funciona", mas quando não funciona, pode haver problemas. Olha, já usei muito e realmente NUNCA tive qualquer problema (o que inclui o apt-get no Ubuntu), já tive problema com o Yum do Redhat. E ora, o sujeito que se dispõe a resolver algum probleminhas no Slackware e diga-se de passagem é preciso resolver diversos "probleminhas" e ajustes básicos na unha, qual a dificuldade de se contornar um eventual problema com o apt-get (se um dia isso ocorrer), afinal, como no Slackware, a comunidade Debian é grande e muito ativa, e será provável que a solução para o tal problema já exista. A documentação também é vasta e boa.
Então, vai mesmo do gosto e necessidade. Ambos são excelentes distros, que podem ser usadas tanto em servidores como desktops.
Minha preferência então recai para o Debian porque sendo ambas muito boas, para mim não faz sentido consumir tempo com pequenos ajustes manuais que no caso são desnecessários no Debian, e que não mudam em nada o fato de serem efetuados manualmente ou de maneira mais automatizada.
Enfim, é gosto e necessidade pessoal, ambas são ótimas.