Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

13. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/07/2017 - 21:35h

luiztux escreveu:
(...)
Linux Mint. Pronto. Você fez uma pergunta retórica. O que você pretende com isto? Qual seria a sua solução para o "problema" que você apresentou? Erradicar os usuários avançados? Quem te ajudaria depois?


Rindo muito aqui.


  


14. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/07/2017 - 21:42h

homemsemnome escreveu:
(...)
Só deixo um questionamento aqui: será que o fiasco do lançamento do Debian 9 tem ligação com a "nutellice" que os usuários novatos e chorões tanto pedem para que aconteça nas distribuições cada vez mais? Por que ele foi lançado daquela forma? Qual foi a mudança de paradigma/filosofia que houve para haver aquela lambança toda? Não estamos falando aqui do Ubuntu onde bugs e lançamentos cagad*s são normais.


Criar ou recriar distribuição serve para tentar fugir dessas c*gadas. Não para ficar inflando ego com sistema "feito" de papel de parede modificado. O estrago mesmo foi o das mídias não funcionarem. É o cartão de visita. Dei dist-upgrade aqui e não tive problemas.

Debian está ficando "ubuntado" ou "kalizado", com bugs esotéricos e que só quem tem experiência consegue contornar?

Não sei qual essa implicância com Nutella. Chegaram a inventar um compartilhamento P2P chamado Gnutella. Chamar de geração de usuários criados a leite com pêra parece mais bizarro.


15. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 01/07/2017 - 21:47h

listeiro_037 escreveu:

Debian está ficando "ubuntado" ou "kalizado", com bugs esotéricos e que só quem tem experiência consegue contornar?


Ao que tudo indica, sim. E quem diz isso são usuários antigos do Debian, e não eu que já comecei na versão 8.
________________________________________________________________________

"I hate mankind, for I think myself one of the best of them, and I know how bad I am."
- Samuel Johnson


16. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 01/07/2017 - 22:29h

LuanRamalho escreveu:

Bem, essa parte de baixar e instalar software, é muito relativo: Geralmente, existe uma central de softwares, onde o usuário busca o programa desejado, baixa e instalar no PC. Mas tem muitos sites onde ele pode baixar e instalar, fazendo a função next, next, finish sim. No baixaki, tem muitos programas para linux que são legais, porém dá para baixar também, indo no site do desenvolvedor e mandar baixar o programa e instalar manualmente também. No Linux, o usuário, baixa e instala o programa do jeito que ele quiser.


Talvez eu não tenha me feito entender. De fato, cada um escolhe como quer instalar cada programa. Mas os novatos muitas vezes não conhecem direito as opções que tem. Não conhecem também os benefícios e malefícios que cada uma dessas opções pode oferecer. O mais provável é que os velhos hábitos se mantenham, o que neste caso seria procurar o binário no site e fazer a instalação na base do next next finish.

Não tenho nada contra esse tipo de instalação se você sabe o que está fazendo. Mas e se você não sabe que também poderia fazer esse mesmo download pelo repositório oficial da distro? E se não sabe que ele vai baixar tudo que você precisa, evitando redundâncias e com controle automático de atualizações?

É esse tipo de coisa que eu questiono, que as pessoas façam coisas sem saber as consequências ou que outras opções teriam. E é esse tipo de coisa que eu acredito que a comunidade deve orientar, ou seja, mostrar os caminhos possíveis, explicar porque no Linux é mais comum usar repositórios e em alguns casos talvez realmente seja melhor fazer uma instalação não convencional, mas que então se saiba o porquê disso. O que eu critico é que se dê tiros no escuro.

Muitos novatos fazem isso e quando pedem ajuda, acredito que nosso papel é orientá-los a evitar essa prática de fazer as coisas sem saber. Nosso papel é entender o que se deseja fazer e mostrar as opções disponíveis para fazê-lo, e então o novato vai entender por que faz o que faz em vez de ser apenas mais um empurrador de mouse.

Que fique claro, não estou falando de trasnformar todo mundo em expert. Estou apenas defendendo que não se deve ajudar um novato a dar um passo maior do que a própria perna. Isso pode acabar sendo mais prejudicial a ele do que não oferecer ajuda alguma.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


17. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 01/07/2017 - 22:40h

luiztux escreveu:

Engraçado que quando usam Windows (pirata por sinal) ninguém vai perturbar a Microsoft perguntando por que o sistema não pode oferecer mais proteção, ser mais barato, vir com o office completo e por aí vai. Ninguém vai no baboo encher o saco do pessoal lá com seus mimimis. Acham mesmo que aqueles panacas do baboo irão te ajudar de bom grado igual faz uma comunidade do GNU/Linux? Que iniciativa mais querem? Que paguemos suas contas?



Bem observado. Eu nunca tinha pensado nisso. Acho que seria no mínimo hilário ver o pessoal ir lá no Baboo fazer essas reivindicações. Inclusive isso me lembrou um caso muito engraçado de uma reclamação com o suporte da Microsoft por causa de atualizações automáticas que detectaram que o Windows era pirata:



---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


18. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/07/2017 - 22:45h

Deviam gravar um diálogo de um técnico de manutenção ligando no SAC da M$ para fazer elogios pela qualidade do sistema. Por todos estes anos de malwares e por ficarem trocando de interface, mais pelas qualidades intrínsecas do software. Todo mundo que graças a isto tudo tem seu ganha-pão deveria ligar para o SAC. Quem fizer isto por favor não se esqueça de gravar e publicar na internet.


19. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/07/2017 - 04:34h

silas333 escreveu:
Qual a opinião de vocês sobre mais pessoas conhecendo e utilizando as distros Linux ?

Seria muito bom mas acho dificil de acontecer pelos motivos que voce citou entre outros.




20. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Patrick
Freud_Tux

(usa Outra)

Enviado em 02/07/2017 - 13:05h

É simples!

Gnu/Linux não é janelas ou maçã e pronto!
Se você quer ficar nos clickstem distro pra isso, nem documentação (precisa pelo jeito).
Se quer aprender e agregar tem distros para todos os gostos e documentação a cada link, basta ter vontade. Quantos aqui tem visto os "novatos" pedirem sobre material para leitura sobre Gnu/Linux?

O que mais tá tendo é gente com a granada sem o pino a uns 3 segundos da detonação, pedindo ajuda com coisas triviais.

T+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";


21. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/07/2017 - 15:37h

https://pt.wikipedia.org/wiki/Banaliza%C3%A7%C3%A3o


22. Re: Seria bom mais usuários ?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 02/07/2017 - 16:15h

eduardomr escreveu:

Honestamente, não cabe a mim e a ninguém aqui achar ruim mais pessoas conhecendo e utilizando Linux. [...]


Nisso eu estou de acordo. Acredito que a comunidade só ganha ao ser inclusiva e aceitar novos membros.

O que acho ruim é que algumas pessoas migrem para o Linux na expectativa de que seja tudo igual ao Windows ou Mac. Não é. Algumas distros como Zorin e Elementary até fazem algum esforço nesse sentido e eu diria que em um nível bastante razoável, mas não acho que o caminho seja esse. Ao menor sinal de diferença, muitos usuários começam a se queixar e fazer comparações que não fazem sentido.

Então é melhor que o usuário se depare com algo diferente mesmo. A quebra de paradigma é algo bom, porque deixa claro logo de início que o propósito do Linux não é copiar outros sistemas, não é tentar ser igual a outros, e sim seguir o seu próprio caminho. É uma questão de expectativa. Quando o usuário está preparado para algo novo, ele não se decepciona. Isso pode inclusive motivá-lo a explorar um sistema novo, diferente do que ele já usava antes.

E isso não quer dizer que ele vai ter que virar um hacker expert em Linux, apenas mudar alguns hábitos. Não vai mais precisar ficar desfragmentando o computador, não vai mais precisar de antivírus, atualizações do sistema não serão mais uma dor de cabeça, a instalação pode ser feita por repositórios para facilitar a gestão dos programas, etc.

Ao mesmo tempo, alguns programas que existem para Windows e Mac não estarão disponíveis para Linux, e isso deve ser considerado antes da migração. Muitos usuários culpam injustamente o Linux por esse fato. E nem sempre vão existir programas similares ou com as mesmas funcionalidades, infelizmente (embora muitas vezes existam, me arrisco a dizer que na maioria dos casos existe). O usuário que decide migrar para Linux deve estar preparado para lidar com isso.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


23. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Arnt
Flysker

(usa XUbuntu)

Enviado em 02/07/2017 - 21:15h

Freud_Tux escreveu:

É simples!

Gnu/Linux não é janelas ou maçã e pronto!
Se você quer ficar nos clickstem distro pra isso, nem documentação (precisa pelo jeito).
Se quer aprender e agregar tem distros para todos os gostos e documentação a cada link, basta ter vontade. Quantos aqui tem visto os "novatos" pedirem sobre material para leitura sobre Gnu/Linux?

O que mais tá tendo é gente com a granada sem o pino a uns 3 segundos da detonação, pedindo ajuda com coisas triviais.

T+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";


Discordo totalmente.
Linux não é Mac e nem Windows, mas isso não significa que o Linux e o Mac não possam utilizar coisas que existem no Windows neles? Afinal, um copia o outro. Se existe um modo mais simples e diferente de fazer a coisa X no Windows, porque não adotar essa maneira no Linux ou no Mac e vice-versa? Só temos a ganhar.


24. Re: Seria bom mais usuários ? [RESOLVIDO]

Arnt
Flysker

(usa XUbuntu)

Enviado em 02/07/2017 - 21:27h

O que acho ruim é que algumas pessoas migrem para o Linux na expectativa de que seja tudo igual ao Windows ou Mac. Não é. Algumas distros como Zorin e Elementary até fazem algum esforço nesse sentido e eu diria que em um nível bastante razoável, mas não acho que o caminho seja esse.

É verdade, mas nem todos que vem ao Linux tão afim de terem de se adaptar a maneira linux de se fazer as coisas. Muitos querem continuar fazer as mesmas coisas que fazem no Windows sem mudanças. Pra essas pessoas o kernel pouco importa. Elas só querem uma área de trabalho que possam utilizar e seja alternativa ao Windows ou Mac.

Ao menor sinal de diferença, muitos usuários começam a se queixar e fazer comparações que não fazem sentido.

Não é a toa que existem distribuições aí que tentam copiar o Windows ao máximo, pra facilitar a vinda dos usuários do Windows (ex. Zorin OS) e Mac (ex. Elementary OS). Não vejo nenhum problema na pessoa não querer se esforçar em aprender mais a fundo sobre o sistema. Quanto a fazer comparações, não tem problema nenhum se a distro X se propõe a ser o que o Windows ou Mac é, no sentido de serem para desktop. Existe muita distro out-of-the-box que poderia ser comparada facilmente com o Windows, por exemplo.

...o propósito do Linux não é copiar outros sistemas, não é tentar ser igual a outros, e sim seguir o seu próprio caminho.

O proposito do "linux" pode até não ser isso, já que ele é só um kernel, mas de certas distros aí, a proposta é exatamente copiar o Windows/Mac ou então, não copiá-los, mas tirar o que existe neles e colocar para o Linux, para usuários que busquem algo que seja parecido com o que eles já usavam no Windows. Conheço gente que usa linux e nem sabe o que é terminal, e acredite, estão super feliz e saciadas.

...Quando o usuário está preparado para algo novo, ele não se decepciona. Isso pode inclusive motivá-lo a explorar um sistema novo, diferente do que ele já usava antes.

Bom, nem todos pensam ou agem assim. Muitos vem ao linux não procurando algo novo, mas sim procurando algo alternativo que se comporte da mesma forma, ou o mais semelhante possível ao que a pessoa usava anteriormente.

E isso não quer dizer que ele vai ter que virar um hacker expert em Linux, apenas mudar alguns hábitos. Não vai mais precisar ficar desfragmentando o computador, não vai mais precisar de antivírus, atualizações do sistema não serão mais uma dor de cabeça, a instalação pode ser feita por repositórios para facilitar a gestão dos programas, etc.

Só que nem todo mundo quer mudar, ou se dispõe a mudar. E não condeno isso. Muitos ainda tem aquela ideia que, se for utilizar o linux, tem que "ralar", tem que se "matar" de aprender, ler tudo que é "wikia", aprender a mexer no terminal gostando ou não, etc.

Ao mesmo tempo, alguns programas que existem para Windows e Mac não estarão disponíveis para Linux, e isso deve ser considerado antes da migração. Muitos usuários culpam injustamente o Linux por esse fato. E nem sempre vão existir programas similares ou com as mesmas funcionalidades, infelizmente (embora muitas vezes existam, me arrisco a dizer que na maioria dos casos existe). O usuário que decide migrar para Linux deve estar preparado para lidar com isso.

Isso faz parte. Quem vai pro linux geralmente ver isso antes de ir.

De resto concordo com vc.




01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts