nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 14/08/2011 - 15:10h
Vou tentar explicar.
seja /dev/sda o HD interno
seja /dev/sdb o HD externo
De "fábrica" o seu windows colocou um gerenciador de boot no MBR (área reservada ao gerenciador de boot) e o mapa de boot (boot table ou boot list) num arquivo oculto \boot.ini em /dev/sda
Quando você instalou o seu ubuntu no HD externo ele colocou (faz isso por default) o GRUB no MBR do disco interno que é o /dev/sda e arrancou o gerenciador do windows.
Só que a tabela de boot ficou no HD externo em /dev/sdb1/boot/grub/grub.cfg
Agora você tem a emocionante situação de precisar dos dois discos para dar qualquer boot.
É isso?
2-Uma solução seria reinstalar o gerenciador de boot do windows, só que isso vai zunir com o Grub
e o Ubuntu não daria mais boot.
Para reparar você teria que reintalar o grub em /dev/sdb . Se você prestar atenção na instalação do Ubuntu na hora de confirmar as partições há um botão avançado que permite escolher onde vai instalar o grub. O default é /dev/sda teria que mudar para /dev/sdb
MAS isso implica em reconfigurar o boot priority para USB na BIOS, o que não é tão difícil.
O defaul de fábrica é no boot priority é CDROM, HD0, USB teria que mudar para USB, HD0 ou seja primeiro o USB
2-Outra solução seria instalar um gerenciador de boot autônomo como o GAG (gestor gráfico de arranque em espanhol ARRGH!), MAS eu nao sei se o GAG direciona boot para USB.
Para instalar o GAG você vai precisar de um cd de DOS (procure o free DOS no google) e depois o GAG, procura o GAG no google, é fácil de achar porque o bicho é muito conhecido. O GAG deve ser instalado no /dev/sda ou no C:\ como é chamado no DOS.
Vai precisar ainda achar um véio que te ensine os comandos do velho e obsoleto DOS- emocionante.
3-Estou impressionado que você tenha conseguido instalar o Ubuntu no HD externo sem saber como funciona o sistema de boot.
Gênial.
Boa sorte.