meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 03/11/2010 - 00:50h
Embora seja publico e notório que o linux tem acesso de escrita e leitura em partições tipicamente usadas pelos janelas, prefiro salvar meus dados importantes em partição separada em algum formato tipico linux por uma razão muito simples, sendo os windows tão amigáveis aos vírus e outros bichos, fatalmente em algum momento posso vir a ter problemas comprometendo a segurança destes dados.
A promiscuidade entre os arquivos gerados pelo linux com os gerados pelos janelas não é a coisa mais inteligente a fazer.
De preferencia, vou instalar o swap, na ultima localização no HD pois tenho memória RAM suficiente sendo raro o uso do swap. Por esta razão não gastaria uma das partições primárias com ela, guardando para uso mais nobre, como manter um espaço separado especialmente para testes de outras distros.
Nestas condições, para instalar uma distro Linux em boot múltiplo com um janelas e áreas de dados separadas, serão necessárias duas partições para raiz de S.O., duas partições para dados (win e linux) e uma partição para swap, portanto 5 partições, que vão aparecer como 6 já que pelo menos até agora, não consegui criar 4 partições primárias e depois as estendidas. Depois de criar 3 primárias crio a partição estendida que será a quarta partição (sda4 ou hda4) e dentro desta crio as outras partições necessárias, numeradas de 5 em diante (hda5,6,7,8,etc ou sda5,6,7,8,etc).
É perfeitamente possível nas instalações de distros linux, não usar /home separada deixando dentro da partição raiz. O problema é que fica mais fácil de perder dados se você esquecer de ficar salvando os dados do /home para aquela partição de backup. Com /home separada, o próprio sistema se encarrega de fazer isto automáticamente.
Depois de usar alguns janelas por vários anos, ao migrar para o Linux a gente fica mal acostumado com a facilidade de trocar de distro como quem troca de camisa, pelo simples prazer de experimentar. Neste caso pra evitar dores de cabeça com perdas de dados, a melhor solução é usar /home separada do raiz e separada dos dados dos janelas.